Depois das fortes chuvas que atingiram o Vale do Itajaí no fim do ano passado, os municípios afetados ainda contabilizam os estragos. Nesta semana, a prefeitura de Gaspar fechou a rua José Rafael Schmitt, no bairro Santa Terezinha, por conta de um deslizamento que afetou a cabeceira da ponte. Não há previsão de abertura da via.
Além dessa, outras situações semelhantes ocorreram na cidade. A moradora da rua Antônio Benedito de Amorim, no bairro Belchior Baixo, Roseli Marcelino Fagundes, está preocupada com parte da estrada que cedeu próximo da sua casa.
A via faz ligação com a rua Silvano Cândido da Silva, na Ponta Aguda, em Blumenau, e tem intenso fluxo de veículos pesados, já que também é uma rota alternativa aos que precisam cruzar os municípios ou pegar a BR-470.
• Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp
Conforme é possível observar no vídeo, o motorista acaba tendo que invadir a pista contrária para não correr o risco de cair na parte da pavimentação que desbarrancou.
Para a moradora, a principal preocupação é com quem precisa andar a pé. “Boa parte da rua não tem calçada, por isso acabamos dividindo a estrada com os motoristas. Eles também andam em alta velocidade. Daqui a pouco isso vai causar um acidente grave. É preciso melhorar muito a sinalização desse trecho”, pede Roseli.
Recentemente a Diretoria de Trânsito de Gaspar havia colocado mais cones indicando o perigo, porém, o pavimento cedeu mais nos últimos dias e acabou levando a sinalização para o buraco.
Segundo a superintendente da Defesa Civil de Gaspar, Ana Janaína de Souza, ambas as situações estão sendo monitoradas. Os projetos de contenções estão sendo cadastrados junto a Defesa Civil Nacional para pleitear recursos, porém, não há prazo de início dos consertos. Ainda, segundo a superintendente, caso não seja liberado o recurso, o município terá que verificar outra forma de captar os valores.
Leia mais notícias de Blumenau e região
Chuva causa transtornos em cidades do Vale do Itajaí
Rio Itajaí-Mirim pode sair da calha na tarde desta sexta em Brusque, diz Defesa Civil