Uma microexplosão com ventos de 75 km/h causou estragos na cidade de São João do Itaperiú, no norte catarinense, no domingo (26). De acordo com a Defesa Civil, o fenômeno destelhou casas e uma igreja, além de derrubar árvores e postes, interrompendo o fornecimento de energia elétrica na região. Até o momento, não há informações sobre feridos.
• Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp
A chuva começou por volta das 15h e cerca de uma hora depois, a rajada de vento atingiu a cidade, causando diversos danos. As aulas na rede estadual e municipal foram canceladas e as unidades que foram afetadas pelo fenômeno passarão por reparos.
O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina foi acionado para prestar apoio e informou que estruturas de postes também caíram na região. Uma equipe da Defesa Civil foi até o município para gerenciar a situação e prestar suporte às vítimas.
A Defesa Civil de Santa Catarina utilizou imagens do radar meteorológico de Lontras, para identificar e classificar a microexplosão que atingiu São João do Itaperiú. Segundo o órgão, os temporais foram provocados por um sistema de baixa pressão no Sul do Paraguai e o fluxo de calor e umidade vindos da região amazônica.
Veja fotos:




Leia mais notícias de Blumenau e região
Veja a previsão do tempo para este início de semana em Blumenau
Vídeo: Polícia Civil realiza operação em condomínio no bairro Passo Manso, em Blumenau