InícioBlumenauSC é o estado da região Sul com mais casos de câncer...

SC é o estado da região Sul com mais casos de câncer de colo de útero

mês da conscientização sobre o câncer do colo do útero é comemorado todos os anos em janeiro para incentivar mulheres a pensarem na saúde. O janeiro verde traz um alerta para Santa Catarina, o estado que teve 880 casos em 2022, segundo o relatório anual de 2022 do Instituto Nacional de Câncer, o INCA.

O também chamado câncer cervical é um tumor que ocorre a partir de alterações causadas pela infecção persistente do HPV (vírus do papiloma humano), considerada a infecção sexualmente transmissível de maior incidência e prevalência no mundo. A boa notícia é que ela pode ser prevenida com medidas simples, como exame de Papanicolau e vacinação.

• Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp

A Estimativa 2023 – Incidência de Câncer no Brasil publicada pelo INCA, revela que são esperados 704 mil casos novos de câncer no Brasil para cada ano do triênio 2023-2025. Dos casos, 70% se concentram nas regiões Sul e Sudeste devido à maior concentração populacional.

Campanha da OMS

Em maio de 2018, a Organização Mundial de Saúde (OMS) fez um chamado pela eliminação do câncer de colo de útero como problema de saúde pública, quando se atingiria incidência anual inferior a 4 casos para 100 mil mulheres globalmente.

As três principais metas da OMS para 2030 são a vacinação de 90% das meninas até 15 anos de idade contra o HPV, o rastreamento com teste de HPV em 70% das mulheres entre 35 e 45 anos e permitir a 90% das mulheres o acesso ao tratamento de lesões iniciais.

Via ND Mais, editado por Redação.

Leia mais notícias de Blumenau e região

Prefeita vai renunciar ao cargo por conta de eleição de Lula

Saúde renegocia prazos de entrega de vacinas pediátricas da Covid 19

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com

Descubra mais sobre PORTAL ALEXANDRE JOSÉ - Notícias de Blumenau

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading