Com o objetivo de monitorar as condições de balneabilidade com maior frequência nas principais praias do Litoral catarinense a Secretaria de Saúde do Estado assinou um termo de cooperação entre órgãos estaduais para ampliar as análises de balneabilidade já realizadas pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA).
Desta forma, o IMA, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, a Secretaria de Estado da Saúde e a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), vão trabalhar em conjunto para viabilizar uma segunda coleta semanal de balneabilidade, durante a alta temporada, nas praias que apresentam maior fluxo de banhistas e estão sujeitas a mais variações de qualidade.
As coletas serão ampliadas em 82 pontos nas cidades de Florianópolis, Balneário Camboriú, Bombinhas, Navegantes, Penha, Balneário Piçarras, Porto Belo, Itapema e Itajaí. O documento também prevê a participação do Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (Lacen), que vai realizar a pesquisa de carga viral em alguns pontos sensíveis.
• Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp
A ampliação do monitoramento da qualidade das águas se dá em função do aumento do número de casos de viroses e busca propiciar segurança à população para o uso das praias. Os resultados continuarão sendo disponibilizados no relatório de balneabilidade no site do IMA.