InícioAlto ValeRio do Sul é a cidade mais rápida do Brasil para se...

Rio do Sul é a cidade mais rápida do Brasil para se abrir uma empresa, aponta levantamento

Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí, é a cidade brasileira onde se abrem empresas mais rapidamente em todo o país. É o que indica levantamento divulgado pelo Mapa de Empresas, ferramenta do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços do governo federal, com bases do terceiro quadrimestre de 2022.

• Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp

Segundo o levantamento, leva-se em média 21 minutos para se abrir uma empresa na cidade, sendo a mais rápida no Brasil. A segunda colocada é a cidade baiana de Mata de São João, onde um novo negócio é aberto em 39 minutos. O tempo para abertura de empresas no país é, em média, de um dia.

A evolução da agilidade para que o empresário consiga um CNPJ em Rio do Sul é notória nos últimos anos. O mesmo levantamento do Painel Mapa de Empresas em 2019 mostrava que o tempo de espera era de 14 dias. Já no primeiro semestre do ano passado, quando algumas novas ferramentas de sistema foram implantadas pela prefeitura, o prazo ficou menor do que 14 horas.

“Implementamos ferramentas de gestão e tecnologia, além de políticas públicas de desburocratização, atendimento e melhorias para o ambiente de negócios. Nossa Casa do Empreendedor hoje é uma referência nacional de atendimentos e possui muita agilidade. Com certeza é um trabalho de equipe, com amplo estudo e aperfeiçoamento, e que sabíamos que seria questão de tempo até chegarmos a um tempo recorde”, disse o prefeito José Thomé.

Tempo de abertura de empresas

Terceiro quadrimestre de 2022 – Dados: Mapa Empresas

1º – Rio do Sul/SC: 21 minutos;
2º – Mata de São João/BA: 39 minutos;
3º – Aracaju/SE: 47 minutos;
4º – Dias D’Ávila/BA: 2 horas;
5º – Nossa Senhora do Socorro/SE: 3 horas e 44 minutos;
6º – Foz do Iguaçu/PR: 4 horas e 38 minutos;
7º – São José/SC: 4 horas e 39 minutos;
8º – Florianópolis/SC: 4 horas e 42 minutos;
9º – Criciúma/SC: 4 horas e 44 minutos;
10º – Colombo/PR: 4 horas e 58 minutos.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com