A Prefeitura de Ascurra decretou situação de emergência devido aos estragos provocados pelas chuvas que caíram na cidade entre a noite de terça (17) e madrugada de quarta-feira (18). De acordo com a Defesa Civil, cerca de 1 mil famílias foram atingidas na cidade.
• Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp
Segundo a prefeitura, foi registrada uma precipitação de mais de 200 milímetros de chuva em pouco mais de 2 horas na cidade. Conforme levantamento inicial, mais de 60% da área urbana da cidade foi atingida de alguma forma pela enxurrada, sendo que 30% das residências destes locais foram inundadas. Também foram registrados locais com deslizamentos de terras.
A Assistência Social deve iniciar ainda nesta quarta-feira um cadastro de todas as famílias atingidas pelas chuvas, para proceder com a distribuição de donativos. A administração municipal trabalha ainda para, através do decreto de emergência, articular a liberação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para os atingidos.
Por fim, a prefeitura informou que as doações aos atingidos estão sendo recolhidas por uma equipe da Prefeitura na Sociedade 7 de Setembro. Estão sendo aceitos Alimentos não perecíveis, Produtos de limpeza, Produtos de higiene pessoal, Colchões, Roupas de cama e banho, Móveis e eletrodomésticos.
Para quem perdeu móveis, a orientação é para colocar todos os entulhos em frente à suas residências. Um caminhão do setor de Obras estará passando durante esta quarta e quinta-feira (19) recolhendo todos os resíduos.