As pessoas passam boa parte da vida ouvindo que a espumante é uma bebida para ocasiões especiais, como, por exemplo, para a virada de ano, mas será mesmo? O Sommelier e proprietário da La Vinoteca, de Blumenau, Diogo Rocha, comenta que as espumantes podem e devem ser consumidas em qualquer época do ano.
• Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp
Para ele, a espumante serve para qualquer hora. “Uma espumante é muito boa para só bebericar, passar o tempo, dar uma relaxada. Se você tem um jantar, ela é muito bem-vinda para fazer entradas ou até mesmo pratos mais pesados”, explica.
Segundo Rocha, a principal dica para quem ainda não está com o paladar preparado para esse tipo de bebida é se aventurar pelos sabores e experimentar. “Eu acho que cada um precisa identificar o seu nível de tolerância à ausência do dulçor, que é a principal característica que diferencia entre os tipos. Há outras características aromáticas e sensoriais, mas o dulçor é a que mais se destaca. Hoje a espumante moscatel é a que tem a composição de dulçor, seguido da demissec, sec, brut e extra brut“.
Sobre champanhe e espumante, Rocha explica que são duas coisas diferentes. “Todo champanhe é um vinho espumante, mas nem todo espumante é champanhe. O espumante pode ser considerado champanhe se tem origem dessa região de Champagne, que fica na França. Já os demais vinhos espumantes produzidos no restante dos países do mundo levam o nome de vinho espumante“.
Por: Franciele Back
Leia mais notícias de Blumenau e região
Trecho de acostamento é liberado ao tráfego de veículos na BR-101 em Navegantes