InícioTimbóTimbó decreta Situação de Emergência com previsão de grande volume de chuvas

Timbó decreta Situação de Emergência com previsão de grande volume de chuvas

O prefeito de Timbó, Jorge Kruger, decretou no fim da tarde desta terça-feira (29) “Situação de Emergência” em todas as áreas afetadas pelas cheias no município. O Decreto nº 6651, de 29 de novembro de 2022, já está disponível para consulta no Diário Oficial dos Municípios de Santa Catarina (DOM).

• Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp

Uma das alegações esclarece que, além de todos os transtornos e prejuízos causados pelo transbordamento dos rios Cedros e Benedito, a medida se faz necessária pela imediata intervenção do poder público para recuperar as estruturas e reestabelecer a normalidade.

Novo alerta máximo

Mais cedo a Defesa Civil da cidade emitiu novo alerta máximo para mais chuvas e deslizamentos de terra. De acordo com previsão feita pela Defesa Civil estadual, pode chover entre 80 e 150mm em Timbó, entre o início da noite desta terça-feira e amanhã.

“Este grande acumulado de chuvas favorece o deslizamento de encostas e as cheias. O nível dos rios deve voltar a subir rapidamente e causar novos alagamentos”, explica o coordenador da Defesa Civil, Fábio Melere.

Ainda segundo previsões, a noite desta terça e a madrugada de quarta-feira devem registar o maior volume de chuvas. Com o risco grande dos rios Cedros e Benedito saírem novamente da calha, pede-se atenção, principalmente dos moradores de residências que são atingidas dentro da “cota de enchente” de 7,5m (sete metros e meio).  A “cota de enchente” está disponível no site da Prefeitura, aqui.

Alguns sinais de deslizamento de terra podem ser notados como árvores ou postes inclinando em direção à residência, rachaduras nas paredes e estalos no barranco, ou infiltrações nos taludes.

A Defesa Civil volta a atualizando o nível na régua do Rio Benedito de hora em hora. Às 18:00 a medição era de 5,16m.

Leia mais notícias de Blumenau e região

Defesa Civil alerta para chuvas intensas em SC até esta quarta-feira

Acidente entre caminhões e carro mobiliza bombeiros e interdita rua em Blumenau

Vídeo: imagens aéreas mostram destruição em deslizamento na Serra de Guaratuba

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com