O prefeito de Timbó, Jorge Kruger, decretou no fim da tarde desta terça-feira (29) “Situação de Emergência” em todas as áreas afetadas pelas cheias no município. O Decreto nº 6651, de 29 de novembro de 2022, já está disponível para consulta no Diário Oficial dos Municípios de Santa Catarina (DOM).
• Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp
Uma das alegações esclarece que, além de todos os transtornos e prejuízos causados pelo transbordamento dos rios Cedros e Benedito, a medida se faz necessária pela imediata intervenção do poder público para recuperar as estruturas e reestabelecer a normalidade.
Novo alerta máximo
Mais cedo a Defesa Civil da cidade emitiu novo alerta máximo para mais chuvas e deslizamentos de terra. De acordo com previsão feita pela Defesa Civil estadual, pode chover entre 80 e 150mm em Timbó, entre o início da noite desta terça-feira e amanhã.
“Este grande acumulado de chuvas favorece o deslizamento de encostas e as cheias. O nível dos rios deve voltar a subir rapidamente e causar novos alagamentos”, explica o coordenador da Defesa Civil, Fábio Melere.
Ainda segundo previsões, a noite desta terça e a madrugada de quarta-feira devem registar o maior volume de chuvas. Com o risco grande dos rios Cedros e Benedito saírem novamente da calha, pede-se atenção, principalmente dos moradores de residências que são atingidas dentro da “cota de enchente” de 7,5m (sete metros e meio). A “cota de enchente” está disponível no site da Prefeitura, aqui.
Alguns sinais de deslizamento de terra podem ser notados como árvores ou postes inclinando em direção à residência, rachaduras nas paredes e estalos no barranco, ou infiltrações nos taludes.
A Defesa Civil volta a atualizando o nível na régua do Rio Benedito de hora em hora. Às 18:00 a medição era de 5,16m.
Leia mais notícias de Blumenau e região
Defesa Civil alerta para chuvas intensas em SC até esta quarta-feira
Acidente entre caminhões e carro mobiliza bombeiros e interdita rua em Blumenau
Vídeo: imagens aéreas mostram destruição em deslizamento na Serra de Guaratuba