InícioBlumenauSanta Catarina tem taxa de doadores de sangue maior que a média...

Santa Catarina tem taxa de doadores de sangue maior que a média nacional

Durante os próximos dias, o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) promove a Semana Nacional do Doador. Serão realizadas uma série de ações em seus sete Hemocentros localizados em Florianópolis, Blumenau, Chapecó, Lages, Joinville, Criciúma e Joaçaba, e nas Unidades de Coleta, situadas em Tubarão e Jaraguá do Sul.

• Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp

Com o tema “Quanto mais eu doo, mais meu coração enche”, serão realizadas homenagem aos doadores, com lanche especial, apresentações culturais e presentes, além de ações de divulgação de informações sobre a importância da doação de sangue e os requisitos para se tornar doador de 21 a 26 de novembro.

De janeiro a outubro deste ano, foram realizadas cerca de 153 mil transfusões de sangue em Santa Catarina. O Estado tem uma taxa de 9,56 doadores a cada 1 mil habitantes, conforme dados do Ministério da Saúde de 2022, um percentual acima da média do Brasil, de 9,4. O Hemosc trabalha para manter os estoques regulares e promove a conscientização sobre a doação como um ato de cidadania.

“Os doadores de sangue enchem nosso coração de gratidão e merecem nosso reconhecimento todos os dias. A doação de sangue é um ato de cidadania e generosidade que salva vidas”, afirma a diretora-geral do Hemosc, Patrícia Carsten.

Em 1964, foi definida a data de 25 de novembro como Dia Nacional do Doador de Sangue, com o objetivo de que nesse dia a sociedade brasileira preste sua homenagem e gratidão aos doadores.

Sobre o HEMOSC

O Hemosc é o Hemocentro Coordenador de Santa Catarina, responsável por todas as ações de captação de doação voluntária de sangue e aféreses e uso de sangue para fins terapêuticos.

Além disso, tem a atribuição de garantir a qualidade e o controle da coleta, qualificação do doador, produção dos hemocomponentes, estocagem e distribuição desses, além de promover o desenvolvimento de conhecimento científico e tecnológico na área.

Gerido pela FAHECE, conta com uma cobertura em 98% do estado, com sete hemocentros, duas unidades de coleta e oito agências transfusionais localizadas em Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages e Tubarão.

Como doar no Hemosc Blumenau

Em Blumenau o Hemosc fica na Rua Theodoro Holtrup, 40 , bairro Vila Nova. O local conta com estacionamento nos fundos, o aceso é pela Rua Joinville. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira de 8h às 18h e aos sábados, de 8h às 11h.

Na quinta-feira (24), dia de jogo do Brasil na Copa do Mundo, o atendimento será até às 15h.

Para fazer a sua doação de sangue basta fazer agendamento pelo site do Hemosc, clicando aqui. Também é possível agendar doação de sangue pelo telefone: (47) 3222-9801.

Leia mais notícias de Blumenau e região

Enem 2022: resultados serão divulgados no dia 13 de fevereiro

Indaial instala novo sistema de medição do nível do Rio Itajaí-Açu

Jovem que morreu baleado em Blumenau é identificado

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com