InícioOktoberfest 2022Vídeo: câmeras flagram criminosos furtando celulares na Oktoberfest 2022

Vídeo: câmeras flagram criminosos furtando celulares na Oktoberfest 2022

109 celulares foram furtados ao longo dos 19 dias de Oktoberfest 2022, informou a Polícia Militar nesta sexta-feira (28). O número é 80% menor do que o registrado em 2019, quando 544 aparelhos foram furtados durante o evento. Conforme a organização da festa, a tecnologia foi uma grande aliada para a redução dos crimes.

• Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp

Ao todo, as equipes de segurança contaram com mais de 200 câmeras de alta tecnologia, 40 delas dedicadas ao reconhecimento facial dos visitantes, para garantir a segurança dos foliões. Através delas, foi possível flagrar diversos furtos de celulares – que culminaram, inclusive, na detenção de duas mulheres.

A Prefeitura de Blumenau também divulgou um vídeo mostrando como os criminosos agiram para furtar os celulares. Confira abaixo:

Além do aparato de monitoramento, a empresa Minister disponibilizou para a festa mais de 250 seguranças e 50 brigadistas. Além disso, cerca de 130 policiais militares estiveram presentes para preservar a tranquilidade dos frequentadores do evento. 

De acordo com a Polícia Militar, nove pessoas com mandado de prisão em aberto foram presas durante o evento. Estas prisões foram efetuadas com o apoio das câmeras de reconhecimento facial, que rapidamente identificaram esses agentes, que posteriormente foram abordados pelas equipes de segurança.

Outras três prisões também foram feitas relacionadas ao evento, mas pelo crime de furto de celular, sendo uma no interior do Parque Vila Germânica, outra em um desfile na Rua XV de novembro, assim como uma no entorno da festa, em um posto de combustíveis.

Delegacia na festa

A Polícia Civil montou uma delegacia completa durante a Oktoberfest, na entrada 1 da Vila Germânica. No local atuaram equipes de policiais composta por Agentes de Polícia, Escrivães e Delegados, que fizeram registros das ocorrências da festa, e os procedimentos administrativos cabíveis, prisão em flagrante e boletins de ocorrência.

Ao todo, foram registrados 145 boletins de ocorrências no local, sendo 74 de furtos. Além disso, o local também abrigou o serviço de achados e perdidos. Conforme levantamento, 574 itens foram perdidos e 156 devolvidos.  

A festa contou também com unidades temporárias da Delegacia de Polícia Civil e da Polícia Militar, além de um Comissariado da Infância e Juventude e um posto do Corpo de Bombeiros. Outro ponto, é que não houve atendimentos de menores com embriaguez encaminhados ao Conselho Tutelar, Comissariado de Menores e Vara de Infância e Juventude ou com passagem pelo ambulatório do evento. 

Trânsito e saúde

A Secretária de Trânsito e Transportes (SMTT) ficou encarregada de toda a segurança do trânsito ao redor do Parque Vila Germanica. Nos 19 dias de festa 1358 veículos foram abordados e 514 removidos. Além disso, 457 pessoas fizeram os testes de alcoolemia e 15 motoristas foram flagrados não habilitados ou com a carteira de motorista vencida.  

A empresa de saúde Anjos da Vida responsável pelos serviços ambulatoriais da festa registrou 1.119 atendimentos na Vila Germânica, como mal estar, suspeitas de luxações e fraturas, escoriações, reações alérgicas, suspeitas de infarto e AVC, ingestão excessiva de bebida alcoólica, aumento de diabetes, hipertensão, etc, tontura, vômito, entre outras ocorrências. Ao todo, 15 pacientes foram conduzidos para o hospital e 6 atendimentos foram feitos durante o desfile.

Leia mais notícias de Blumenau e região:

Trio é preso com drogas, dinheiro e arma falsa após denúncia em Blumenau

Blumenau é a 5ª maior cidade do estado na geração de empregos

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com