InícioBlumenauUm broche, muitas histórias: a personalidade dos chapéus da Oktoberfest Blumenau

Um broche, muitas histórias: a personalidade dos chapéus da Oktoberfest Blumenau

Nos pavilhões do Parque Vila Germânica, em Blumenau, um acessório sempre marca presença com o seu charme e estilo. E durante a Oktoberfest ele é capaz de fazer a cabeça de muito fritz e frida. Estamos falando do chapéu típico alemão, item que era usado pelos camponeses e virou obrigatório na maior festa alemã das Américas.

• Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp

Cada chapéu vem carregado de história, de uma personalidade própria. Johnny Deschamps, 38 anos, participa da festa há 23 anos e resolveu incrementar o chapéu com vários broches para registar as edições da festa. O hobby de enfeitar começou em 2009.

“Eles representam a minha cidade, eu sou uma pessoa apaixonada pela minha cidade, por Blumenau e por essa linda festa que é a Oktoberfest”, disse.

Foto: Maurício Cattani

Uns foliões, colocam penas para se destacar no meio da multidão, já outros usam o básico, só pra entrar no clima da festa. O arquiteto blumenauense, Caetano Gabriel Groberio, carrega em seu chapéu vários significados.

Grande parte dos broches, ele trouxe da Alemanha, quando esteve por lá. O arquiteto mostra com orgulho os itens que leva consigo.

“Pra mim é a preservação da cultura, não é do nosso país, do Brasil, mas, ainda assim é muito importante, carregar essa história, a alma da festa”, concluiu.

Foto: Maurício Cattani

No chapéu, ele também ostenta uma pena de águia e como gosta de colecionar esses objetos, já ganhou vários de amigos que trazem uma recordação para ele.

No comércio pelos corredores da Vila Germânica os broches são disputados. A ideia é carregar uma lembrança da festa.

Foto: Maurício Cattani

“As pessoas levam bastante mesmo. Colocam no chapéu, na roupa. Geralmente elas procuram mais aqueles que identificam Blumenau, que tem alguma escrita que represente a festa”, disse a comerciante Rosimari Nardes.

É assim que, cada vez mais, o chapéu conquista fãs ao longo das edições da festa germânica. E você, já tem o seu também?

Reportagem Maurício Cattani e Letícia Lima

Leia mais notícias de Blumenau e região:

Ciclista fica ferido após acidente de trânsito em Blumenau

Mulher é hospitalizada após levar mais de 15 golpes de faca em Indaial

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com