InícioEleições 2022STF vota favorável a gratuidade do transporte coletivo no segundo turno

STF vota favorável a gratuidade do transporte coletivo no segundo turno

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta quarta-feira (19) maioria de votos para confirmar a decisão individual do ministro Luís Roberto Barroso liberando o transporte público gratuito no segundo turno das eleições, que acontece no dia 30 de outubro.

• Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp

O caso foi julgado em plenário virtual após a decisão individual ter sido proferida na última terça-feira (18). Com a decisão, cabe aos prefeitos de cada cidade adotarem ou não a medida. Ela permite que as prefeituras não sejam responsabilizados por improbidade administrativa ou crime eleitoral.

A ação foi uma solicitação protocolada pela Rede Sustentabilidade. A pedido do partido, no primeiro turno o ministro também determinou que o transporte público fosse mantido em níveis normais e que os municípios que já ofereceram a gratuidade em pleitos anteriores mantivessem a medida.

Para pedir a gratuidade universal, a Rede argumentou que o voto é obrigatório no Brasil, mas que muitos eleitores não têm condições de pagar a passagem até o local de votação, que em muitos casos é mais cara do que a multa pelo não comparecimento, cujo valor máximo é de R$ 3,51. A medida também pretende evitar alta abstenção de eleitores no dia da votação.

Fonte: Agência Brasil editado por Redação

Leia mais notícias de Blumenau e região:

Família de mãe e bebê que morreram em acidente em Blumenau pede ajuda em vakinha virtual

Empresa têxtil de Gaspar se manifesta sobre notificação por assédio eleitoral

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com
%d blogueiros gostam disto: