InícioBlumenauSaiba se defender de golpes do WhatsApp 

Saiba se defender de golpes do WhatsApp 

Os golpes pelo WhatsApp são cada vez mais frequentes. A explicação é simples: nós aderimos completamente ao serviço de mensagem, tornando o aplicativo um dos mais populares há um bom tempo. E, claro, os criminosos se aproveitam da popularidade do WhatsApp e do nosso descuido para conseguir dinheiro de forma criminosa.

• Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp

Sofri o golpe do WhatsApp! E agora?

Se cair na armadilha, primeiramente, avise seus amigos e familiares pelas redes sociais ou ligue para alertá-los. Dessa maneira, poderá evitar que transações financeiras sejam feitas para a conta dos golpistas.

Em seguida, tente recuperar sua conta. Como o mais comum é aplicarem o golpe utilizando um celular, você poderá desconectar os criminosos entrando novamente no aplicativo com seu número de telefone e confirmando, somente no WhatsApp, o novo código enviado. Ao digitá-lo, quem estiver usando a sua conta será desconectado automaticamente. 

Entretanto, caso os criminosos tenham ativado a “confirmação em duas etapas” primeiro, eles serão desconectados, mas a sua conta só poderá ser acessada por você após sete dias.

Se você suspeitar que eles estejam utilizando o WhatsApp Web – extensão para utilizar o aplicativo no computador -, desconecte-os também acessando as Configurações/Ajustes > Conta > WhatsApp Web/Desktop > Sair de todos os computadores.

Fiz uma transação financeira, e agora?

Se enviou um valor achando que era um familiar ou conhecido, comunique a pessoa que sofreu o golpe, o quanto antes. Além disso, entre em contato com o banco da conta de destino avisando do ocorrido, a fim de verificar a possibilidade de cancelamento da transação e evitar futuras fraudes. 

Tire prints, reúna documentos de comprovantes de pagamento e faça um Boletim de Ocorrência.

O WhatsApp é responsável pelo dano que eu sofri? 

Consideramos que quem responde pelo dano ao consumidor é, sim, o Whatsapp, que fornece o serviço. Isso acontece independente da existência de culpa, por defeitos relativos à prestação dos serviços, como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua fruição e riscos. Assim, com a ocorrência constante de golpes aplicados no aplicativo, pode-se considerar que o serviço é defeituoso por não fornecer a segurança que o consumidor espera dele.

Leia mais notícias de Blumenau e região:

Fenarreco anima feriado em Brusque; veja a programação desta quinta

Auxílio Brasil e vale gás são pagos nesta quinta a beneficiários com NIS final 2

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com