InícioGeralFique atento! Quatro golpes via WhatsApp que estão em alta em 2022;...

Fique atento! Quatro golpes via WhatsApp que estão em alta em 2022; veja como acontecem 

Golpes no WhatsApp e outras redes estão cada vez mais comuns, adaptados de várias formas para fazer novas vítimas. Os criminosos se aproveitam da facilidade oferecida por apps para poder roubar informações diversas, como número de telefone, documentação e até mesmo dados bancários. Para isso, espalham conteúdos suspeitos, como ofertas de emprego, promoções, fake news e até sorteios, com o intuito de fazer com que as pessoas acessem links maliciosos, façam transferências via Pix ou até mesmo baixem malwares em celulares Android e iPhone (iOS).

Para você não cair nesses golpes separamos quatro que estão em alta neste ano.

• Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp

Golpe do empréstimo bancário

É um dos mais comuns, atualmente. Nessa modalidade, a pessoa busca informações sobre empréstimos na internet e, de alguma forma, é rastreada pelos golpistas, que entram em contato por meio do WhatsApp, oferecendo propostas com valores e taxas atrativas.

No entanto, condicionam a liberação do empréstimo ao pagamento antecipado de tarifas. O cliente paga essas taxas, mas nunca recebe o empréstimo que, na verdade, não existe.

Como dica para não cair nesse golpe, você deve procurar instituições idôneas e estar atento à autenticidade dos sites da internet. Além disso, não faça negociações via aplicativo de mensagem.

Golpe do emprego de meio período 

O golpe do trabalho falso consiste em uma mensagem por SMS ou WhatsApp que convida a pessoa para um suposto emprego de meio período. Na fraude, criminosos fingem ser gerentes de grandes empresas e oferecem salários diários de altos valores, que variam entre R$ 300 a R$ 1,5 mil. No final do texto, o golpista coloca um link para um suposto atendimento. O endereço pode enviar a vítima para outra conversa no WhatsApp, em que é pedido um valor para pagar um “curso” de preparação para iniciar o trabalho. No final, o curso é falso, e o usuário perde o valor investido.

Para se proteger desse tipo de golpe, sempre desconfie de trabalhos que não venham por meio de canais oficiais. Além disso, também é importante não abrir links suspeitos recebidos por SMS, WhatsApp e outras redes sociais.

Golpe do Pix

O golpe do Pix pode ocorrer por meio da clonagem do WhatsApp, de forma que o criminoso acessa a lista de contatos de uma pessoa e começa a enviar pedidos de dinheiro para os familiares, amigos e conhecidos. O golpista pode solicitar o valor enquanto se passa por alguém, alegando que teve o celular quebrado e/ou roubado e precisa que aquele contato envie o dinheiro para a conta de quem realizará o conserto, além de outras possíveis apelações distintas.

Para se proteger, é importante nunca fornecer dados como senha para desconhecidos e/ou sites desconhecidos, e ainda não realizar operações bancárias por telefone. Além disso, em caso de solicitação de dinheiro por contatos do WhatsApp, sempre confirme com a pessoa em questão de outras formas, seja por chamada de voz ou áudio. Também é importante nunca cadastrar chaves Pix fora das plataformas e bancos oficiais.

Golpe do Auxílio Emergencial

Esse tipo de fraude também ocorre por meio do whatasapp. O golpista envia um link falso para a vítima e coleta dados bancários, de forma que ele possa resgatar o valor no lugar dela. O criminoso pode realizar o pagamento de um boleto no aplicativo do Caixa Tem para receber o dinheiro em outra conta, ou ainda impossibilitar o acesso da vítima durante o período em que o valor é recebido, de maneira que ele mesmo possa sacar. Quando o beneficiário tenta receber o dinheiro, a quantia não está mais disponível.

Para não cair no golpe, é importante estar cadastrado no Caixa Tem e confirmar suas informações verdadeiras ao app, como número de telefone e e-mail. Também é necessário desconfiar de sites e links enviados por mensageiros, mesmo que sejam de pessoas conhecidas. Isso porque, às vezes, é possível que seus contatos tenham seus respectivos aparelhos infectados por malwares – que, por sua vez, enviam de maneira automática, via mensageiros, links maliciosos.

Leia mais notícias de Blumenau e região:

Caminhoneiro bêbado é preso após sofrer acidente e obstruir a BR-470 em Rio do Sul

Parque Ramiro Ruediger terá alteração no horário de funcionamento nos dias da festa

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com

Descubra mais sobre PORTAL ALEXANDRE JOSÉ - Notícias de Blumenau

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading