Mais de 6 mil pessoas já passaram pelo Santuário Nossa Senhora Aparecida em Blumenau para celebrar o dia da padroeira do Brasil, comemorado nesta quarta-feira, 12 de outubro. A programação começou no último sábado (8), no bairro Itoupava Norte.
Durante a manhã desta quarta, uma procissão marcou o início das festividades. A imagem de Nossa Senhora Aparecida, que estava na Catedral São Paulo Apóstolo, foi levada até o santuário. Logo depois, às 9h, aconteceu a primeira missa do dia, ministrada pelo bispo Dom Rafael Biernarski.

Para o bispo, a padroeira é um sinal para os fiéis há mais de 300 anos. “Os pescadores, quando encontraram Nossa Senhora, tinham necessidade de peixe. Foi um milagre, sim, mas não é uma mágica. É a fé, um fato. O amor nos transforma, por isso é importante nos reunirmos para celebrar esse dia”, afirma Dom Rafael.

Movidos pela fé
Carregando uma estátua de Nossa Senhora, Claudia Vendrami conta que participa da celebração todos os anos acompanhada do esposo e da filha. “Nossa Senhora é a mãe de todas as casas e famílias. Vir aqui e receber as bençãos significa pedir paz e iluminação para as famílias brasileiras”, explica.

Para a celebração, mais de 200 voluntários ajudam no trabalho de organização. “Nós contamos com uma equipe fantástica de voluntários da comunidade. São pessoas que tiram parte do seu tempo para trabalhar em agradecimento pelas graças, movidos pelo sentimento de pertencimento”, disse Frei Nelson, pároco do santuário.
A programação segue até o final desta quarta-feira (12) com missas às 15h e também às 19h.



