InícioMárcia PontesTrânsito: saiba identificar se o e-mail do Detran é verdadeiro ou fake,...

Trânsito: saiba identificar se o e-mail do Detran é verdadeiro ou fake, por Márcia Pontes

Se você se cadastrou no site oficial do Detran/SC e baixou o aplicativo oficial, em algum momento receberá um e-mail de contato em nome do Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina para alguns assuntos específicos. O que ocorre é que os trambiqueiros de plantão enviam e-mails com links falsos em nome do Detran com o objetivo de lesar os cidadãos.

• Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp

O assunto é tão sério que em suas páginas oficiais o Detran/SC faz alertas à população orientando a denunciar à Polícia Civil por meio do telefone 181 ou pelo Whatsapp (48) 98844-0011.

Protocolo oficial

Sempre que um usuário dos serviços do Detran/SC se cadastra no site oficial e baixa o aplicativo Detran/SC, ele fornece os seus dados de forma segura. É necessário também fazer o cadastramento antes no site gov.br para dar mais segurança.

Por mais que a comunicação seja feita diretamente pelo Detran pelo aplicativo, há alguns casos em que a pessoa pode receber um e-mail verdadeiro em nome do departamento. É quando o condutor ou proprietário do veículo é informado que lhe foi atribuída uma autuação de trânsito.

Identificando o e-mail fake

Quando o e-mail do Detran/SC é verdadeiro inicia com /não responda/ e depois da palavra DETRAN complementa com.sc.gov.br, seguido da informação de entrar no site oficial ou aguardar a notificação em casa.

Nesses casos o Detran/SC também informa no e-mail que a defesa prévia poderá ser protocolada através do Detran Digital.

Já quando são os golpistas que enviam e-mails em nome do Detran/SC, o nome do remetente é /multa/ seguido de um número e @detran.gov.br, uma fraude. O assunto inicia com Notificação Multa Detran e quase sempre faz menção a uma “multa de rodovia”.

No lugar da logo ou emblema oficial do Detran aparece um que lembra o brasão da república #transitoseguro e Conselho Nacional de Trânsito 2022 – CONTRAN, revelando que a fraude tenta misturar as principais siglas do trânsito brasileiro para convencer que o e-mail é verdadeiro.

Logo abaixo vem um link para abrir um documento em formato PDF. Detalhe: o Detran nunca envia links, muito menos em PDF e muito menos ainda com boletos ou código de barras para pagamento. É fake e deve ser denunciado à Polícia Civil e ao Detran.

Sites falsos de leilões

Pelo site e em suas páginas oficiais, o Detran/SC faz alertas permanentes sobre sites falsos de leilões e links nesse sentido recebidos por e-mail em nome do departamento. Um dos sites utilizados pelos golpistas tem esse endereço: http://www.scdetran.com, sempre sem o domínio sc.gov.br, com o objetivo de anunciar leilões falsos de carros e motos com preços abaixo do mercado.

As páginas criadas pelos criminosos utilizam o nome do Detran de Santa Catarina para dar mais credibilidade ao negócio, que na verdade é crime.

Quando o interessado abre o e-mail e clica no link, os golpistas passam a ter acesso aos dados pessoais e bancários do possível comprador e o induzem a fazer um lance. Assim que realiza o depósito para garantir a compra a pessoa perde o dinheiro e nunca recebe o veículo.

A orientação é de que as pessoas não façam cadastros em sites de leilões de qualquer natureza sem terem checado antes que são sites oficiais. O site oficial do Detran é www.detran.sc.gov.br e para ter acesso é necessário antes cadastrar-se no site oficial gov.br entrando com login e senha.

Ao receber um e-mail ou link suspeito de fraude em nome do Detran denuncie na Polícia Civil pelo telefone 181 ou pelo Whatsapp (48) 98844-0011.

O Detran não envia links, códigos de barra ou boletos para pagamento de multas por e-mail. Também não envia e-mails informando sobre processos administrativos de suspensão do direito de dirigir.

O máximo que o Detran vai enviar por e-mail é um aviso de autuação informando login e senha para encaminhar a defesa prévia ao site Detran Digital.

Todo o processo e quaisquer informações oficiais são visualizadas e acompanhadas pelo site oficial do Detran e pelos aplicativos Detran SC e Carteira Digital de Trânsito.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp-Image-2020-02-03-at-11.41.32-1024x733.jpeg
Texto escrito por MÁRCIA PONTES

Márcia Pontes é escritora, colunista e digital influencer no segmento de formação de condutores, com três livros publicados. Graduada em Segurança no Trânsito pela Unisul, especialista em Direito de Trânsito pela Escola Superior Verbo Jurídico, especialista em Planejamento e Gestão do Trânsito pela Unicesumar. Consultora em projetos de segurança no trânsito e professora de condutas preventivas no trânsito. Vencedora do Prêmio Denatran 2013 na categoria Cidadania e vencedora do Prêmio Fenabrave 2016 em duas categorias.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com