InícioGeralIndaial confirma dois casos de varíola dos macacos; SC tem 234 no...

Indaial confirma dois casos de varíola dos macacos; SC tem 234 no total

Indaial confirmou nesta semana dois casos de varíola dos macacos. Segundo a secretaria de saúde da cidade um foi registrado no bairro Estrada das Areias e outro no bairro João Paulo II. Ambos os moradores estão em isolamento, sem sinais de gravidade e sendo monitorados.

• Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp

Varíola dos Macacos em Santa Catarina

Em todo o estado de Santa Catarina são 234 casos da doença, segundo o boletim que foi divulgado nesta terça-feira (22) pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado. Até agora, Santa Catarina registrou 1.110 notificações para a doença. Mais de 600 casos foram descartados. Além disso, outros 227 pacientes suspeitos de infecção pelo vírus seguem em investigação.

O que é a Varíola dos Macacos ?

A varíola dos macacos é transmitida pelo vírus monkeypox, que pertence ao gênero orthopoxvirus. É considerada uma zoonose viral (o vírus é transmitido aos seres humanos a partir de animais, mas não por macacos) com sintomas muito semelhantes aos observados em pacientes com varíola, embora seja clinicamente menos grave. O período de incubação da varíola dos macacos é geralmente de seis a 13 dias, mas pode variar de cinco a 21 dias, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Transmissão

A transmissão ocorre por contato próximo com lesões, fluidos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados como roupas de cama. Segundo o órgão de saúde, a transmissão de humano para humano está ocorrendo entre pessoas com contato físico próximo com casos sintomáticos.

Sintomas

Os sintomas incluem febre, dor de cabeça, inchaço dos gânglios linfáticos, dor nas costas, dor muscular, calafrios e exaustão. Por ser transmissível, a doença exige cuidados para a identificação dos pacientes, o isolamento, a notificação dos casos, a realização de testes laboratoriais e o monitoramento dos contatos. O tratamento é baseado em medidas de suporte com o objetivo de aliviar sintomas, prevenir e tratar complicações e evitar sequelas.

Em caso de suspeita, procure a Unidade de Saúde de referência do seu bairro.

Leia mais notícias de Blumenau e região:

Gaspar promove ação de vacinação em casa contra a poliomielite

Homem é preso após tentar furtar carro em Blumenau

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com