InícioGasparGaspar confirma três casos positivos de varíola dos macacos

Gaspar confirma três casos positivos de varíola dos macacos

A Secretaria de Saúde de Gaspar informou nesta sexta-feira (23) três casos positivos do vírus Monkeypox, popularmente conhecida como varíola dos macacos. A cidade conta ainda com outros dois casos suspeitos, dez descartados e dois em investigação.

• Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp

Segundo a pasta, por motivos de segurança os atendimentos suspeitos da doença acontecem apenas por meio de telemedicina, através do WhatsApp. O número para contato é (47) 3091–2180, todos os dias da semana, das 7h às 20h.

O que é a varíola dos macacos?

Ela é causada pelo vírus monkeypox, que pertence à mesma família (poxvírus) e gênero (ortopoxvírus) da varíola humana. A varíola humana, no entanto, foi erradicada do mundo em 1980, e era muito mais letal.

A taxa de letalidade histórica da varíola dos macacos, antes do atual surto, era considerada na faixa de 3% a 6%. O primeiro caso foi detectado em humanos em 1970. As complicações são mais comuns em pacientes com problemas no sistema imunológico.

Quadros graves estão relacionados ao surgimento de pneumonia, sepse, encefalite (inflamação do cérebro) e infecção ocular, que pode até levar à cegueira.

Leia mais notícias de Blumenau e região:

Mais lidas: confira os assuntos de destaque da semana

Rua de Blumenau terá alterações no trânsito a partir deste sábado

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com