InícioBrasilEconomia: inflação oficial cai 0,36% em agosto, diz IBGE

Economia: inflação oficial cai 0,36% em agosto, diz IBGE

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA – a inflação oficial do país) registrou queda de 0,36% em agosto. Com isso, a inflação acumula alta de 4,39% em 2022 e de 8,73% em 12 meses. Os dados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

• Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp

O gerente da pesquisa, Pedro Kislanov, disse que a desaceleração na deflação foi influenciada pela tarifa da energia elétrica e pelo preço dos combustíveis.

“Um dos fatores é a retração menos intensa da energia elétrica (-1,27%), que havia sido de 5,78% no mês anterior, em consequência da redução das alíquotas de ICMS. Também houve aceleração de alguns grupos, como saúde e cuidados pessoais (1,31%) e vestuário (1,69%), e a queda menos forte do grupo de transportes em agosto”, argumentou.

Ele lembra que, em julho, o preço da gasolina caiu 15,48% e, em agosto, a retração foi de 11,64%. Uma diminuição de 10,82% nos preços dos combustíveis. O gás veicular caiu 2,12%, o óleo diesel retraiu 3,76% e o etanol ficou 8,67% mais barato.

Fonte: Agência Brasil

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com