InícioBrasilAposentados e pensionistas deverão fazer prova de vida em 2023

Aposentados e pensionistas deverão fazer prova de vida em 2023

Suspensa até dezembro de 2022, a prova de vida para aposentados e pensionistas vai voltar no ano que vem, mas a responsabilidade de comprovação passará a ser do próprio INSS.

• Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp

É que, a partir de 2023, o INSS vai fazer a prova de vida a partir do cruzamento de informações para confirmar que o titular do benefício está ativo. Esse cruzamento vai considerar como prova de vida atos como: registros de vacinação, consultas no Sistema Único de Saúde, comprovantes de votação nas eleições, e a emissão de passaportes e outros documentos.

Caso o INSS não consiga fazer essa comprovação, o beneficiário vai ser notificado sobre a necessidade de realizar a prova de vida.

Atualmente, esse procedimento pode ser feito sem necessidade de comparecimento presencial: o beneficiário pode fazer a prova de vida por biometria facial, com o uso da câmera do aparelho celular e o aplicativo Meu INSS.

Leia mais notícias de Blumenau e região:

Mulher morre após carro sair da pista e capotar em Rio do Sul

Identificada mulher assassinada em baile na Vila Itoupava neste domingo

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com