InícioBlumenauProcura pela vacina contra poliomielite está abaixo do esperado em Blumenau; sábado...

Procura pela vacina contra poliomielite está abaixo do esperado em Blumenau; sábado terá dia D de vacinação

A cobertura vacinal contra a poliomielite está baixa em Blumenau. A campanha que começou no dia 08 de agosto, só atingiu 9,85%, ou seja, 1.722 crianças foram imunizadas na cidade. O número está longe dos 95% da meta estipulada pelo Ministério da Saúde. Devem receber a dose, crianças de 1 a menores de 5 anos de idade. Tudo para evitar a paralisia infantil.

Em 2015 durante a campanha da pólio, Blumenau superou a meta e imunizou 103,6% do público-alvo. Já em 2018 e 2020 durante a campanha, a média de cobertura ficou entre 83% e 77,88% respectivamente.

Dia D Vacinação

Para tentar melhoras os números neste sábado (18) acontece o Dia D de vacinação contra a poliomielite e outras doenças. Em Blumenau a vacinação irá acontecer nos Ambulatórios Gerais da Família (AGFs) nos cerca de 30 postos de saúde com sala de vacina ativa. Eles estarão abertos das 8h às 17h para vacinar a população, não há necessidade de agendar aplicação.

Além da vacinação da poliomielite, os moradores também poderão colocar em dia a vacina contra a Covid-19, gripe e outros 20 tipos de vacinas que serão disponibilizadas.

Para ter acesso a imunização é preciso apresentar documento oficial com foto; carteira de vacinação; e menores de idade precisam estar acompanhados por responsável legal. A distribuição de senhas e acolhimento dos pacientes ocorre até uma hora antes do encerramento das atividades.

Não é necessário aguardar intervalo de 15 dias entre a aplicação da vacina contra Covid-19 e as demais vacinas.

O que é a poliomielite?

A poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada por um enterovírus (gênero de vírus que tem como principal meio de replicação o trato gastrointestinal) chamado poliovírus. As sequelas da poliomielite, relacionadas com a infecção da medula e do cérebro pelo poliovírus, normalmente são motoras e não têm cura. A doença pode afetar tanto crianças quanto adultos e levar à paralisia total ou parcial dos membros inferiores.

Como se previne a doença?

A vacina contra a poliomielite, lançada em 1953, é a única forma de prevenção da doença. Todas as crianças menores de cinco anos de idade devem ser vacinadas conforme esquema de vacinação de rotina e na campanha nacional anual. O esquema vacinal contra a poliomielite é de três doses da vacina injetável – VIP (aos 2, 4 e 6 meses) e mais duas doses de reforço com a vacina oral bivalente – VOP (gotinha, aos 15 meses e aos 4 anos).

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com