InícioIndaialIndaial investiga primeiro caso suspeito de varíola dos macacos

Indaial investiga primeiro caso suspeito de varíola dos macacos

Indaial realizou nesta terça-feira a coleta de materiais para investigar o primeiro caso suspeito de varíola dos macacos. O possível infectado é uma criança de apenas 8 anos de idade. As amostras foram enviadas ao Laboratório Central de Saúde Pública, em Florianópolis, e devem retornar em três dias ou mais.

• Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp

Em Santa Catarina, 21 casos já foram confirmados. Somente em Blumenau são três contágios, todos em homens de 26, 28 e 50 anos. De acordo com o prefeito Mário Hildebrandt, eles se encontram estáveis e em isolamento domiciliar. A Vigilância Sanitária investigará como ocorreram as infecções.

A doença

A varíola dos macacos é uma doença causada pela infecção com o vírus Monkeypox, que causa sintomas semelhantes aos da varíola. Ela começa com febre, dor de cabeça, dores musculares, exaustão e inchaço dos linfonodos.

Uma erupção geralmente se desenvolve de um a três dias após o início da febre, aparecendo no rosto e se espalhando para outras partes do corpo, incluindo mãos e pés. Em alguns casos, pode ser fatal, embora tipicamente mais suave do que a varíola.

A doença é transmitida para pessoas por vários animais selvagens, como roedores e primatas, mas também pode ser transmitida entre pessoas após contato direto ou indireto.

Leia mais notícias de Blumenau e região:

Ciclone em SC: Corpo de Bombeiros dá dicas para se previnir de possíveis estragos

Justiça destina quase R$800 mil a entidades sociais de Blumenau e região

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com