Gaspar começou a instalação do sistema de telemetria que irá medir o nível do Rio Itajaí-açu na cidade. O novo equipamento está sendo instalado ao lado da régua de medição, próxima a Ponte Hercílio Deecke, no Centro de Gaspar. Esta ferramenta permite automatizar a medição do nível do rio para previnir falta de água nos reservatórios e desastres naturais.
• Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp
Com a adoção da telemetria, o Samae terá informações em tempo real sobre o nível do rio, volume de água nos filtros e reservatórios. Já para a Defesa Civil a telemetria será utilizada para medir o Rio Itajaí-Açu de maneira rápida. Com esse sistema, a medição será realizada por sensores que transmitem as informações para um servidor. Atualmente o serviço é feito manualmente, com o deslocamento de um agente de Defesa Civil até a régua de medição.
Nesta primeira etapa, as informações serão acessadas apenas nos servidores do SAMAE e agentes de Defesa Civil. Com a aprimorarão do sistema, a Prefeitura de Gaspar espera realizar a divulgação dos dados em tempo real, através do site e aplicativo oficial da Defesa Civil, para que a população possa acompanhar o nível de forma remota.
O que é Telemetria?
A telemetria permite coletar, armazenar e disponibilizar dados em um sistema para que o gestor de frota possa analisá-los e tomar decisões e traçar estratégias para otimizar as operações, ou seja, torná-las mais rápidas, econômicas e eficientes.
Leia mais notícias de Blumenau e região:
Petrobras anuncia redução no preço do diesel nesta sexta-feira