InícioEleições 2022Eleições 2022: Eleitores podem simular voto na urna eletrônica no site do...

Eleições 2022: Eleitores podem simular voto na urna eletrônica no site do TSE

Os eleitores que quiserem simular um voto na urna eletrônica podem ter essa experiência no site do TSE, o Tribunal Superior Eleitoral.

A simulação está disponível no site do TSE, no endereço http://www.tse.jus.br. Por lá, é possível treinar, como no dia da votação, para os cinco cargos em disputa desta vez. No entanto, os números a serem digitados não são dos candidatos ou partidos verdadeiros, e sim fictícios.

• Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp

Ordem da votação

A ordem dos cargos no simulador vai ser a mesma do dia do pleito: primeiro, o cargo de deputado federal, com quatro dígitos. Depois, deputado estadual ou distrital, com cinco dígitos; em seguida para senador, com três dígitos; para governador, dois dígitos e, por último, para presidente da República, com dois dígitos.

A urna simulada ainda traz opções de acessibilidade, como inclusão da intérprete de Libras e de tempo de espera de um segundo para a conferência do voto; além de confirmação adicional para o voto de legenda. Também tem a opção com áudios para pessoas com deficiência visual.

O simulador existe desde 2014 e foi criado para que eleitores e eleitoras treinem e reduzam o tempo para votar no dia da eleição, o que evita longas filas nas sessões eleitorais.

A justiça eleitoral já atestou, de diversas maneiras, que as urnas eletrônicas são confiáveis. Além disso, o processo eleitoral é fiscalizado por mais de quinze entidades.

Leia mais notícias de Blumenau e região:

Jovem é detido por populares após agredir a ex-namorada e o pai dela em Rio do Sul

Último suspeito de envolvimento no assassinato de casal em Timbó é preso

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com