InícioBrusqueCinco macacos morrem no Zoobotânico de Brusque por surto de doença

Cinco macacos morrem no Zoobotânico de Brusque por surto de doença

Cinco macacos da espécie sagui-de-tufos-pretos morreram no Zoobotânico de Brusque. Os animais formam encontrados mortos na última sexta-feira (19).

“O Parque Zoobotânico tomou todas as providências. Além do Lacem, enviamos as amostras dos animais para o laboratório de patologia da Udesc, que já nos descartou qualquer possibilidade de febre amarela ou raiva, a causa da morte foi toxoplasmose”, explica Carlos Alexandre Reis, diretor-geral do parque.

• Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp

A veterinária do parque, Milene Pugliesi Zapala comenta sobre os cuidados que o parque toma perante a doenças como essas. “Temos várias estratégias como protocolos aqui, como o pedilúvio, que evita que sapatos levem doenças e infecções para os recintos. Higienizamos todas as frutas que chegam para nossos animais. Temos armadilhas espalhadas, já que animais de vida livre acabam passando pelo parque. Temos controle de ratos, já que diversos roedores acabam aparecendo aqui devido as rações. Além disso, temos a vassoura de fogo, que é um lança-chamas capaz de matar as bactérias nos recintos”.

Milene também fala que depois do acontecimento o protocolo será mais rigoroso. “Nós estamos investigando a causa que carreou essa doença, mas, com certeza, após isso a gente será mais rigoroso na parte da medicina preventiva”, finaliza.

Leia mais notícias de Blumenau e região:

Blumenau vista do alto: A elegância do Teatro Carlos Gomes

Blumenau vista do alto: A grandeza da Vila Germânica

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com