Mais 13 pessoas que se feriram após uma calçada ceder durante a abertura do Natal Cultural de Joinville, em 22 de novembro de 2021, firmaram acordo com a Prefeitura e serão indenizadas pelo acidente. Esse foi o segundo grupo a homologar acordo com o Poder Público; outras dez pessoas já haviam firmado o acordo em 16 de junho.
• Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp
A sessão, que foi realizada no Fórum Fazendário, foi concluída com o aceite de 100% dos casos. Os valores destinados a cada parte pelos danos morais foram definidos com base na gravidade das lesões sofridas. Para danos leves o valor estipulado foi de R$ 4 mil, majorado em duas vezes na comprovação de danos graves – R$ 8 mil.
Já os casos de reparação de danos materiais são analisados individualmente. Atestado o prejuízo sofrido, é concedido o direito ao ressarcimento. Após a homologação, as vítimas recebem o montante em até 10 dias úteis. A próxima audiência tem previsão de ocorrer até agosto. Ao todo, foram abertos 44 pedidos de indenização.
Segundo o Instituto Geral de Perícias (IGP), a queda da calçada ocorreu devido a um giro de uma viga antiga que data da década de 70. Conforme levantado pelo IGP, foi feita a laje nova, o nivelamento e colocados pavers sobre a viga em questão.

O acidente
O acidente ocorreu logo nos primeiros minutos da apresentação de abertura do Natal Cultural de Joinville, em 22 de novembro de 2021, fazendo com que o espetáculo fosse interrompido. Parte da calçada às margens do Rio Cachoeira cedeu. Equipes de segurança e salvamento prestaram os primeiros-socorros, enquanto mais ambulâncias chegavam ao local.
O resgate foi conduzido pelos Bombeiros Voluntários de Joinville, Polícia Militar, Samu e Defesa Civil municipal e estadual. Também atuaram no suporte ambulâncias de empresas privadas. Técnicos do IGP e da Polícia Civil estiveram no local e fizeram um registro preliminar com fotos.
O evento foi interrompido por cerca de 40 minutos, período em que o atendimento foi prestado às vítimas. A cerimônia somente foi retomada após todas as vítimas serem atendidas e a Prefeitura de Joinville receber a informação que não havia nenhuma pessoa em estado grave.