InícioEleições 2022Eleições 2022: Não deixe para a última hora para fazer o download...

Eleições 2022: Não deixe para a última hora para fazer o download do e-Título

Você conhece o e-Título? O aplicativo oferece diversas facilidades ao eleitor e permite o acesso rápido e fácil à Justiça Eleitoral via celular ou tablet. Pois é, ele pode ser baixado em qualquer plataforma (Android e iOS) e está disponível para download na Google Play e na Apple Store.

Mais do que um aplicativo para a obtenção da via digital do título de eleitor, o e-Título funciona como uma central de prestação de serviços por dispositivos móveis e é um dos apps mais baixados do país, com quase 26 milhões de downloads desde o lançamento, em 2018.

Ele oferece uma série de serviços e informações, como gerar certidões de quitação eleitoral e de crimes eleitorais; emitir e pagar multas; consultar o local de votação; justificar ausência às urnas; e se inscrever como mesário voluntário, entre outros. Tudo isso sem a necessidade de deslocamento a um cartório.

• Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp

Como usar

Para utilizá-lo, o eleitor deve inserir o número do título ou do CPF, nome, nome da mãe e do pai e data de nascimento. Depois, é só seguir os passos indicados.

É importante prestar atenção na hora de preencher os dados, já que eles precisam ser exatamente iguais aos que estão no cadastro eleitoral. Se houver o preenchimento de alguma informação diferente daquela lançada no cadastro, o sistema não validará e não liberará o e-Título.

Identificação 

As pessoas que têm a biometria coletada pela Justiça Eleitoral podem utilizar o aplicativo e-Título como forma de identificação. Caso o eleitor já tenha feito o cadastramento biométrico (cadastro das impressões digitais, fotografia e assinatura), a versão do e-Título virá acompanhada da foto da pessoa, facilitando a identificação na hora do voto.

Contudo, se ainda não tiver feito o cadastramento, a versão do e-Título será baixada sem fotografia. Nesse caso, o eleitor deverá levar outro documento oficial com foto para se identificar perante o mesário para votar. No dia da eleição, o aplicativo também informa o local de votação, inclusive utilizando a integração com o Waze e o Google Maps.

Vale ressaltar que não é preciso ter o título de eleitor em mãos, caso a pessoa saiba a seção e o local em que vota. Basta levar no dia das eleições um documento oficial com foto. No entanto, o e-Título é uma ferramenta que ajuda a eleitora e o eleitor a conhecer o local de votação, além de permitir o acesso a várias informações importantes.

A Justiça Eleitoral recomenda que os eleitores baixem o aplicativo antecipadamente para evitar eventuais “filas virtuais” nos dias que antecedem o pleito e que podem comprometer a qualidade da conexão em virtude da grande quantidade de acessos simultâneos.

Leia mais notícias de Blumenau e região:

Fitub divulga programação de espetáculos para edição de 2022

WhatsApp testa função para tirar status “online”

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com