Gaspar foi oficialmente declarada a Capital Nacional da Moda Infantil. A Lei que confere o título ao município foi sancionada pelo presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, na tarde desta quarta-feira (15). Estiveram em Brasília o prefeito Kleber Wan-Dall, vice-prefeito Marcelo Brick e demais lideranças regionais representantes do setor empresarial e industrial da moda infantil do município.
• Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp
O sonho de ser a Capital Nacional da Moda Infantil iniciou há muitos anos, mas, somente em 2019 o projeto de Lei foi protocolado pelo deputado Federal Rogério Peninha, motivado pela administração municipal e por representantes da sociedade civil organizada. Após todos os trâmites protocolares e aprovação da Câmara dos Deputados e do Senado, a Lei foi sancionada e o título é oficial.
Em 2020, Gaspar também se tornou a Capital Catarinense da Moda Infantil, através do projeto do deputado estadual Luiz Fernando Vampiro.
Números da moda infantil
Atualmente, Gaspar é responsável pela produção de mais de 50% da moda infantil das grandes magazines do Brasil. O título é um reconhecimento de todo o trabalho realizado no município, além de uma oportunidade para receber e organizar eventos e feiras têxteis voltados ao segmento, por exemplo. Por ano, o município envia diariamente milhares de peças para todo território nacional e é caracterizado por ter um produto diferenciado e de qualidade.
A indústria têxtil de Gaspar emprega cerca de oito mil pessoas de forma direta e é responsável por quase 40% do PIB no município. Ao todo, são aproximadamente 870 empresas de confecção, 480 facções e 85 tinturarias, fiações, tecelagem e outros. Cerca de 60% dessas empresas são voltadas para o setor infantil e 50% da produção de moda infantil do Brasil, comercializado, inclusive, para grandes magazines do país, vem de Gaspar.