A Polícia Civil de Santa Catarina cumpriu na última terça-feira (21) dois mandados de busca e apreensão no Paraná contra uma empresa suspeita de fraudar um processo licitatório da Prefeitura de Blumenau. A investigação apura também o crime de falsidade ideológica.
• Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp
A licitação buscava a aquisição de 15 mil testes rápidos de anticorpos contra a Covid-19. O valor apresentado pela empresa investigada, que venceu o processo, totalizava R$ 1.498.749,00. O edital previa a apresentação de um atestado de capacidade técnica que comprovasse o fornecimento dos materiais para outras empresas.
Após denúncias anônimas sobre possíveis irregularidades, a investigação apontou indícios de falsificação. De acordo com o levantamento, o proprietário da empresa utilizou uma segunda empresa da qual era dono para atestar a capacidade de entrega dos materiais, causando dano ao erário público e prejudicando a competição da licitação.
Segundo a Polícia Civil, o inquérito seguirá investigando possíveis participantes da fraude, incluindo funcionários públicos.