InícioSaúdeGoverno do Estado decreta situação de emergência na saúde

Governo do Estado decreta situação de emergência na saúde

Em coletiva, realizada na última sexta-feira (3), o secretário de Estado da Saúde, Aldo Baptista Neto e o superintendente de Vigilância em Saúde, Eduardo Macário, anunciaram o decreto que estabelece a situação de emergência da saúde de Santa Catarina. A medida acompanha o aumento nos casos de doenças infecciosas virais e tem validade de 90 dias.

De acordo com os representantes, o decreto promove maior agilidade para aquisições de equipamentos e contratação de profissionais, o que, impacta na abertura de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). O objetivo também é fortalecer o apoio às cidades com ações imediatas.

Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp

De acordo com o governador Carlos Moisés, a situação de emergência auxilia no aumento na demanda das redes públicas e privadas. “A situação de emergência nos coloca numa condição facilitada para aquisição de bens e serviços como, por exemplo, a contratação de leitos pediátricos na rede privada, que também está sobrecarregada. As clínicas particulares estão com uma demanda bem maior do que a esperada”, explicou.

Com o decreto duas portarias foram estabelecidas para auxiliar as cidades a ampliarem o atendimento na atenção básica. Repasses financeiros serão destinados ao enfrentamento de doenças respiratórias e devem acontecer de maneira proporcional ao número de habitantes de cada cidade. O objetivo do repasse é a ampliação dos horários de atendimento e o fortalecimento de estratégias de vacinação.

Leia mais notícias de Blumenau e região:

Empresa de Blumenau abre inscrições para capacitação remunerada

Motorista de van escolar suspeito de estuprar criança de 3 anos em SC é preso

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com