InícioSanta CatarinaDuas cidades de SC terão eleições para prefeito e vice neste domingo

Duas cidades de SC terão eleições para prefeito e vice neste domingo

Os eleitores e as eleitoras de Porto Belo e Presidente Castello Branco voltarão às urnas neste domingo (5) para eleger os novos prefeitos e vice-prefeitos. A votação ocorrerá das 8h às 17h, e a apuração dos votos será feita logo após o término.

• Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp

Porto Belo terá nova eleição após o prefeito e o vice decidirem renunciar aos cargos para os quais foram eleitos em 2020. Emerson Stein deixou o posto de prefeito para concorrer a deputado estadual nas eleições deste ano, e Elias Cabral optou por não assumir o comando do município retomando a carreira na Rede Estadual de Ensino, onde é servidor efetivo.

Estarão aptos a votar na eleição suplementar 14.791 eleitores, em 41 seções eleitorais distribuídas por nove locais de votação. Conduzirão os trabalhos 164 mesários, entre voluntários e convocados pela Justiça Eleitoral. Além das autoridades eleitorais e advogados do estado, a eleição será acompanhada de perto pela ministra substituta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Maria Claudia Bucchianeri Pinheiro.

Já Presidente Castello Branco terá nova eleição porque o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC) confirmou a cassação dos diplomas de Tarcilio Secco e Ademir Pedro Tonielo, eleitos respectivamente prefeito e vice-prefeito em 2020. Eles foram condenados por terem ofertado dinheiro a eleitores para não votarem no dia do pleito – conduta configuradora como captação ilícita de sufrágio -, prática proibida por lei.

Poderão votar no domingo 1.491 eleitores que se encontravam em situação regular e com domicílio eleitoral no respectivo município até o início de janeiro. Vinte mesários irão trabalhar nas cinco seções eleitorais distribuídas por três locais de votação.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com