InícioGasparDengue: 2022 já é o ano com o maior número de casos...

Dengue: 2022 já é o ano com o maior número de casos em Gaspar

Em apenas seis meses, 2022 se tornou o ano com o maior número de casos de dengue na história de Gaspar. Até o momento, foram confirmados 74 casos da doença. Além de Gaspar, a dengue preocupa toda a região do Vale do Itajaí, nas cidades vizinhas, como Brusque e Blumenau, o número de mortes causadas pela dengue chega a 15.

Dados da Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Saúde, apontam que foram encontrados 285 focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. O número é 133% maior do que os focos registrados em 2021.

O secretário de Saúde, Francisco Hostins Junior, reforça que os números são preocupantes. “Estamos vivendo uma epidemia de dengue. A situação é tão preocupante que temos a assustadoras projeção que se os números não diminuírem, teremos uma estimativa de pelo menos 15 óbitos na cidade ainda neste ano”, comenta o secretário.

Bairros considerados infestados

Os bairros considerados infestados em Gaspar são o Bela Vista, Coloninha, Sete de Setembro, Centro e Santa Terezinha, eles são considerados infestados, por conta da incidência maior de focos e casos encontrados. Neste momento, não têm sido registrada a diminuição dos focos e isso gera uma pressão nos demais bairros ao redor.

• Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp

Para conter o avanço de casos em Gaspar, a Secretaria de Saúde ativou a ‘sala de situação de crise’ para o combate da dengue. O grupo possui representantes de todas as secretarias municipais e participação de instituições como Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Entre as principais ações está a ampliação para 21 o número de agentes de endemias para realizar o controle de criadores, além de intensificar ações de limpezas nas ruas.

Mutirão Bairro Santa Terezinha

No sábado (2) a Prefeitura de Gaspar realiza um mutirão de limpeza no Bairro Santa Terezinha. A ação irá contar com o apoio da Secretaria de Saúde, Defesa Civil, Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, SAMAE, Polícia Militar, entre outros órgãos municipais. Serão contempladas 13 ruas da localidade, são elas: Rua Amélia Schmitt, 2 novembro, Pedro da Rocha, Pedro Paulo Schmitt, Santa Catarina, Rui Babosa, Imigrantes, Da Amizade, Das Araucarias, Progresso, Sorocaba, Maria Zimmermann e Herta Zimmermann.

Sintomas da dengue

Leia mais notícias de Blumenau e região:

Indaial ativa pontos para o descarte correto de lixo eletrônico

Covid-19: governo libera quarta dose para maiores de 40 anos

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com
Saiba quais são os primeiros sintomas da dengue