InícioBlumenauCaso suspeito da varíola dos macacos é monitorado em Blumenau

Caso suspeito da varíola dos macacos é monitorado em Blumenau

A Secretária de Saúde de Santa Catarina confirmou nesta terça-feira (7) que está monitorando um segundo caso suspeito da varíola dos macacos no estado. O paciente tem 28 anos e mora em Blumenau.

• Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp

Os sintomas começaram no dia 30 de maio, com lesões na pele em diferentes áreas do corpo, febre e adenomegalia (aumento de gânglios linfáticos). O paciente vem apresentando melhora geral do quadro de saúde, mas ficará em isolamento domiciliar até o completo desaparecimento das lesões, conforme descrito no protocolo do Ministério da Saúde.

O caso foi notificado no dia 5 de junho ao Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde de Santa Catarina pela Secretaria de Saúde de Blumenau, e segue em monitoramento pela vigilância epidemiológica local.

Amostras clínicas foram coletadas e encaminhadas para o Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN/SC) para realização de diagnóstico diferencial para outras doenças, além da realização de diagnóstico laboratorial para varicela (catapora) e Monkeypox, que deverá ser realizada pelo Instituto Adolfo Lutz de São Paulo (IAL/SP).

Primeiro caso suspeito

O primeiro caso suspeito da varíola do macaco (Monkeypox) continua com a investigação em andamento. Trata-se de uma mulher de 27 anos, moradora da cidade de Dionísio Cerqueira. Até o momento, ambos os casos permanecem como casos suspeitos, não havendo confirmação de nenhum caso de Monkeypox em Santa Catarina.

Leia mais notícias de Blumenau e região:

Vacinação contra gripe é aberta à toda a população em Blumenau

Identificada mulher que morreu após cair às margens de ribeirão em Indaial

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com