Todos os nove hospitais da região do Vale do Itajaí, que possuem leitos de UTI SUS estão com 100% de ocupação. Ou seja, dos 152 leitos ativos na região todos estão ocupados. É o que mostra a última atualização do painel de “Leitos UTI SUS” do governo de Santa Catarina feita nesta segunda-feira (30). A situação vem se agravando semana após semana no estado devido ao aumento de casos de síndromes respiratórias.
• Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp
Registram ocupação máxima: o Hospital Bom Jesus de Ituporanga, o Hospital Regional do Alto Vale em Rio do Sul, o Hospital Waldomiro Coulatti de Ibirama, o Hospital Beatriz Ramos de Indaial, o Hospital Santa Isabel e Santo Antônio de Blumenau, o Hospital de Gaspar, Hospital Azambuja de Brusque e Oase de Timbó.
Para atender a demanda que cresce, o Hospital de Gaspar passou a receber pacientes graves que necessitam de UTI Geral. Desde o final do mês de março, o Governo Estadual converteu a UTI Covid do Hospital de Gaspar em UTI Geral. Assim, os 10 leitos disponíveis estão atendendo pacientes em quadros graves, como acidentados e cardíacos, com o suporte avançado à vida.
A Diretora Administrativa do Hospital de Gaspar, Fabiana Massari, explica que o processo de implantação definitiva da UTI Geral Adulta é complexa e passa por várias etapas. Porém, antes mesmo da conclusão de todas essas etapas, a Secretaria Estadual da Saúde, órgão estadual, responsável pela regulamentação do funcionamento das UTIs em SC, liberou o atendimento aos pacientes graves.
“O Governo Estadual liberou o atendimento na UTI Geral devido a alta demanda por vagas na nossa região. O nosso Hospital passou a atender pacientes de todo o Vale do Itajaí, uma vez que não há vagas disponíveis nos hospitais de Blumenau, por exemplo. O atendimento é regulado pelo Estado que define quais pacientes irão ocupar as vagas disponíveis, quando existe. Por isso, ainda que o processo de implantação da UTI Geral ainda esteja acontecendo, pacientes já estão sendo atendidos”, disse Fabiana Massari.
Veja também:
Hospitais do Vale vão ganhar novos leitos de UTI neonatal e pediátrica
Situação no estado
Além do Vale do Itajaí, outras duas regiões do estado estão com 100% de ocupação. É o caso do Meio Oeste e a Foz do Rio Itajaí. Dos 1.052 leitos UTI SUS ativos em todo território catarinense, restam apenas 31 vagas.
Veja abaixo o mapa estadual:

Os dados exibidos no painel são alimentados pelas próprias unidades hospitalares por meio de um sistema. A Secretaria de Saúde do Estado, informa que mesmo que um leito esteja disponível temporariamente no painel, ele já pode estar reservado para outro paciente.
Reportagem de Maurício Cattani