InícioGeralTodos os hospitais do Vale do Itajaí com leitos UTI SUS estão...

Todos os hospitais do Vale do Itajaí com leitos UTI SUS estão com ocupação máxima

Todos os nove hospitais da região do Vale do Itajaí, que possuem leitos de UTI SUS estão com 100% de ocupação. Ou seja, dos 152 leitos ativos na região todos estão ocupados. É o que mostra a última atualização do painel de “Leitos UTI SUS” do governo de Santa Catarina feita nesta segunda-feira (30). A situação vem se agravando semana após semana no estado devido ao aumento de casos de síndromes respiratórias.

• Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp

Registram ocupação máxima: o Hospital Bom Jesus de Ituporanga, o Hospital Regional do Alto Vale em Rio do Sul, o Hospital Waldomiro Coulatti de Ibirama, o Hospital Beatriz Ramos de Indaial, o Hospital Santa Isabel e Santo Antônio de Blumenau, o Hospital de Gaspar, Hospital Azambuja de Brusque e Oase de Timbó.

Para atender a demanda que cresce, o Hospital de Gaspar passou a receber pacientes graves que necessitam de UTI Geral. Desde o final do mês de março, o Governo Estadual converteu a UTI Covid do Hospital de Gaspar em UTI Geral. Assim, os 10 leitos disponíveis estão atendendo pacientes em quadros graves, como acidentados e cardíacos, com o suporte avançado à vida.

A Diretora Administrativa do Hospital de Gaspar, Fabiana Massari, explica que o processo de implantação definitiva da UTI Geral Adulta é complexa e passa por várias etapas. Porém, antes mesmo da conclusão de todas essas etapas, a Secretaria Estadual da Saúde, órgão estadual, responsável pela regulamentação do funcionamento das UTIs em SC, liberou o atendimento aos pacientes graves.

“O Governo Estadual liberou o atendimento na UTI Geral devido a alta demanda por vagas na nossa região. O nosso Hospital passou a atender pacientes de todo o Vale do Itajaí, uma vez que não há vagas disponíveis nos hospitais de Blumenau, por exemplo. O atendimento é regulado pelo Estado que define quais pacientes irão ocupar as vagas disponíveis, quando existe. Por isso, ainda que o processo de implantação da UTI Geral ainda esteja acontecendo, pacientes já estão sendo atendidos”, disse Fabiana Massari.

Veja também:

Hospitais do Vale vão ganhar novos leitos de UTI neonatal e pediátrica

Situação no estado

Além do Vale do Itajaí, outras duas regiões do estado estão com 100% de ocupação. É o caso do Meio Oeste e a Foz do Rio Itajaí. Dos 1.052 leitos UTI SUS ativos em todo território catarinense, restam apenas 31 vagas.

Veja abaixo o mapa estadual:

Foto: Reprodução

Os dados exibidos no painel são alimentados pelas próprias unidades hospitalares por meio de um sistema. A Secretaria de Saúde do Estado, informa que mesmo que um leito esteja disponível temporariamente no painel, ele já pode estar reservado para outro paciente.

Reportagem de Maurício Cattani

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com