InícioSanta CatarinaTempestade subtropical com ventos de 100 km/h pode atingir SC nesta terça

Tempestade subtropical com ventos de 100 km/h pode atingir SC nesta terça

A Defesa Civil emitiu um alerta na noite dessa segunda-feira (16) informando que um ciclone subtropical formado entre a costa do Rio Grande do Sul e Santa Catarina tem potencial para evoluir para uma tempestade subtropical “Yakecan” no decorrer desta terça-feira (17). O sistema pode se intensificar até a noite de quarta (18) e ganhar características de tempestade tropical, com ventos sustentados de 75 km/h.

• Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp

A informação foi confirmada em nota oficial da Marinha do Brasil, em colaboração com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/INPE), Servicio Meteorológico Nacional (SNM-Argentina) e National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA-EUA).

Santa Catarina

Em Santa Catarina, a previsão é que os ventos intensos e persistentes comecem a ganhar força na tarde de terça-feira, especialmente entre o Meio-Oeste e o Litoral catarinense. Entre a noite de terça e a manhã de quarta, podem atingir rajadas de vento acima de 100 km/h nos pontos mais altos da Serra e valores entre 60 e 90 km/h nos Planaltos e Litoral.

Além disso, o ciclone favorece a condição de mar agitado a grosso e traz risco para ressaca e alagamentos costeiros em todo litoral catarinense. Esta condição ainda deve ser agravada pela combinação da maré de sizígia, provocada pela lua cheia.

Yakecan

A expressão “Yakecan” significa “o som do céu” em tupi-guarani. A nomenclatura foi oficialmente estabelecida por meio do Aviso Especial nº 356/2022, publicado no site do CHM, conforme a relação de nomes que consta nas Normas da Autoridade Marítima para as Atividades de Meteorologia Marítima nº19 (NORMAM-19), disponível em https://www.marinha.mil.br/dhn/?q=pt-br/normas-legislacoes.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com