Agentes de equipes especializadas da Polícia Rodoviária Federal participaram nesta semana de treinamento para resgate em altura oferecido pelo Corpo de Bombeiros de Brusque. Treze policiais do Grupo de Patrulhamento Tático e do Comando de Operações Especiais da PRF conheceram técnicas de rapel que permitirão o primeiro atendimento em situações extremas, quando a vida de pessoas estiver em risco iminente.
A capacitação contou com atividades teóricas e práticas, explorou aspectos como protocolos de segurança, escolha do equipamento adequado, ancoragem e velocidade da descida.
“A PRF atende a acidentes em que veículos caem barranco abaixo”, disse o capitão Rodrigo Basílio, comandante do Corpo de Bombeiros de Brusque. Daí a importância dos policiais reunirem conhecimento para oferecer o primeiro auxílio, antes mesmo da chegada dos socorristas.
Para o chefe do Comando de Operações Especiais da PRF, inspetor Marcelo Malheiros, o treinamento também serviu para aumentar a integração entre PRF e Bombeiros. Segundo o inspetor, novas capacitações devem acontecer a partir de agora na cidade.
“Por meio desta parceria, já realizamos exercícios para resgate aquático. Agora estamos definindo novas datas para que mais PRFs dos grupos táticos também passem por este treinamento de excelência. O retorno social será grande”, explicou Malheiros.