InícioNutriçãoNutrição: saiba a importância da vitamina D, por Jaine da Silva

Nutrição: saiba a importância da vitamina D, por Jaine da Silva

A vitamina D é muito conhecida por uma das suas principais fontes ser a luz solar, ela é um hormônio esteroidal e é relacionado a várias funções no nosso organismo. Pode ser encontrada na forma de vitamina D2 E D3.

A vitamina D é um composto lipossolúvel e é armazenada no nosso tecido adiposo, que é gordura do corpo. Na forma D2 é normalmente encontrada em plantas e mais usada para fins terapêuticos, já a D3 é ativada pelo nosso organismo através da exposição solar. As duas formas de vitaminas chegam a nós inativas, através de reações bioquímicas conseguimos ativar nos nossos órgãos que são o fígado e o rim.

Esse hormônio age de diversas formas. Atua na saúde cognitiva, melhorando a memória e prevenindo a depressão; no sistema imunológico e é essencial no metabolismo ósseo, ajudando na absorção de cálcio e fósforo. Por isso, é muito importante na gestação quanto para a mãe e para o neném que está em formação.

A melhor forma de se absorver a vitamina é por meio do sol, mas também pode ser adquirida por meio do consumo de carne de gado, peixes, ovos e algumas plantas. Também existe a possibilidade de suplementação.

Muitos profissionais de saúde recomendam um pequeno período diário 10 minutos de exposição solar, tentando sempre deixar a pele exposta. Isso porque já é comum a deficiência de vitamina D em muitas pessoas, principalmente em países com uma incidência solar menor. No Brasil, isso pode acontecer no inverno, por conta de usarmos mais roupas. Já no verão é mais fácil, pelo fato de frequentarmos praias, piscinas e usarmos roupas mais frescas.

Jaine da Silva (CRN 10 9016) é nutricionista formada pela Universidade Regional de Blumenau (Furb). Atua na área de alimentação escolar no município de Petrolândia e na área clínica em Petrolândia, Ituporanga e região, de forma presencial e on-line.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com