InícioGeralNutrição: conheça os benefícios da curcúma, por Jaine da Silva

Nutrição: conheça os benefícios da curcúma, por Jaine da Silva

Você já ouvir falar sobre a cúrcuma? Essa é uma especiaria muito conhecida por dar sabor em diversos pratos, mas também por seus benefícios para a saúde. A cúrcuma ou açafrão da terra é de origem dos países asiáticos e é muito usada há milhares de anos, principalmente na Índia.

• Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp

Muito utilizada na medicina chinesa, atualmente essa especiaria é usada na medicina complementar no Brasil. O composto bioativo da cúrcuma é a curcumina, e é através desse elemento que são obtidos diversos benefícios para o nosso organismo.

Ótimo anti-inflamatório natural, a cúrcuma possui ação antioxidante devido aos seus compostos flavonoides que evitam a morte precoce das células, possui ação antibacteriana, o que previne gripes e resfriados, e também tem efeito analgésico. Além disso, é um ótimo estimulante, responsável por acelerar o metabolismo.

A cúrcuma facilmente vai ser encontrada em casas de produtos naturais na forma de pó, que pode ser consumida em forma de shots, com frutas ou em outros alimentos como tempero. Também pode ser encontrada de forma mais concentrada em formas de capsula. Uma boa dica para potencializar os efeitos da cúrcuma é consumir junto com a pimenta do reino.

Na hora de comprar é preciso ter alguns cuidados. Alguns produtos possuem, além da cúrcuma em sua composição, ingredientes como farinha de milho para baratear o custo. Fique atento na coloração, se for muito amarelo desconfie. Fique de olho no preço também: a cúrcuma possui um preço um pouco mais alto. Por último olhe o rótulo, pois na lista de ingredientes estão todos os compostos. O ideal é que o único ingrediente seja cúrcuma longa.

Jaine da Silva (CRN 10 9016) é nutricionista formada pela Universidade Regional de Blumenau (Furb). Atua na área de alimentação escolar no município de Petrolândia e na área clínica em Petrolândia, Ituporanga e região, de forma presencial e on-line.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com