InícioGeralNutrição: conheça algumas das estratégias mais usadas para o emagrecimento, por Jaine...

Nutrição: conheça algumas das estratégias mais usadas para o emagrecimento, por Jaine da Silva

Quando pensamos em emagrecimento, muitas ideias de dieta surgem. Mas será que de fato todas essas dietas funcionam? Vamos conferir algumas das mais conhecidas:

Jejum Intermitente

Atualmente, uma das mais conhecidas é o jejum intermitente, que consiste em ficar um período de tempo sem comer apenas se hidratando. Normalmente essa janela de tempo costuma ter a duração de 14h a 24h, e pode ser feito intercalando os dias da semana. Porém, para a estratégia de fato funcionar é necessário ter um controle na quantidade de alimento que será ingerido após as horas sem comer, já que o emagrecimento se da a partir do déficit calórico, que é quando gastamos mais calorias do que comemos.

Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp

Low Carb

A estratégia Low Carb também é muito popular e consiste no baixo consumo de carboidratos e com isso é fornecido menos glicose para nossas células, que é usado como fonte de energia. Assim, na dieta Low carb o corpo acaba desinchando com mais facilidade. Porem isso não indica o emagrecimento. A dieta Low Carb teve sua origem para diminuir o consumo de alimentos ultra processados com um alto índice glicêmico que muitas pessoas tinham em sua rotina. Uma pessoa que já tem uma alimentação balanceada precisa tomar cuidado com essa dieta pelo fato de que o corpo também precisa de carboidratos.

Dieta Paleolítica

Essa estratégia é muito semelhante a Low Carb, a diferença é que o foco não é baixar o carboidrato e sim focar em consumo de proteínas e gorduras. Além disso, é necessário ter um gasto energético elevado. A dieta Paleolítica possui esse nome porque se baseia na alimentação do ser humano no período paleolítico, em que os homens viviam da caça e pesca.

Comer de 3 em 3 horas

Por muito tempo essa foi uma estratégia muito difundida. Porém, a alimentação de cada pessoa é muito individual, muitas vezes ainda estamos satisfeitos em sem fome após se passarem as três horas ou também não conseguimos encaixar essa estratégia em nosso dia a dia. O emagrecimento está relacionado com o consumo calórico em um dia, você pode extrapolar todas as calorias em apenas uma refeição ou dividi-las em outros alimentos durante o dia.

Além dessas, existem muitas outras pequenas estratégias que são implantadas na nossa rotina e que podem ser aliadas no emagrecimento. Entretanto, nenhuma dieta isolada pode ser responsável pela perda de peso e necessário conciliar com uma série de outros hábitos saudáveis. Algumas desses pequenos hábitos que podem fazer a diferença são:

Quantidades

Estabeleça quantidades, perceba as quantidades que você ingere no café, almoço, jantar e lanches. Além disso, observe quando já estiver satisfeito e saciado, assim coloque limites nas quantidades.

Metas

Coloque metas em sua rotina. Beba mais água, estabeleça quantas garrafas de água você vai tomar por dia. Faça atividades físicas, se possível diariamente. Reserve um tempo para isso.

Jaine da Silva (CRN 10 9016) é nutricionista formada pela Universidade Regional de Blumenau (Furb). Atua na área de alimentação escolar no município de Petrolândia e na área clínica em Petrolândia, Ituporanga e região, de forma presencial e on-line.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com