InícioBlumenauNível do Rio Itajaí-Açu em Blumenau deve chegar a 8,59 metros nesta...

Nível do Rio Itajaí-Açu em Blumenau deve chegar a 8,59 metros nesta quarta-feira

O nível do Rio Itajaí-Açu em Blumenau deve atingir a marca de 8,59 metros na noite desta quarta-feira (4), afirmou o secretário de Defesa Civil da cidade, Carlos Olímpio Menestrina. Com isso, a cidade deve entrar em estado de prontidão – condição instalada quando o rio atinge um nível de 8 metros – ainda durante o dia.

Atualmente, Blumenau está em estado de alerta. Conforme a medição das 7h, o rio está 6,92 metros acima da condição normal – um aumento de 20 centímetros se comparado ao nível observado às 6h. Em 24 horas, o nível do rio aumentou 5,16 metros.

Segundo o sistema de cotas de ruas elaborado pela Defesa Civil, algumas ruas da cidade começam a registrar alagamentos quando o rio atinge a medição de 7,40 metros. É o caso da Rua São Rafael, no bairro Itoupava Norte, onde a água atinge uma casa localizada no fim da rua. Até os 8 metros, pelo menos quatro ruas são atingidas.

Foto: Luana de Oliveira / Portal Alexandre José

Fortes chuvas

Conforme os dados das estações pluviométricas, alguns pontos de Blumenau registraram mais de 70 milímetros de chuva nas últimas 24h. Os números foram observados nas estações da Coripós, do Parque Ramiro Ruediger, do Passo Manso, da Ponte Adolfo Konder, da Velha Central e da Vila Itoupava.

Além da elevação do rio, outro fator que preocupa diz respeito aos deslizamentos de terra e quedas de barreiras. Conforme a Defesa Civil, nenhuma ocorrência do tipo foi registrada na cidade nas últimas horas. As condições, porém, são médias para este tipo de ocorrência. Os moradores, portanto, devem ter atenção e tomar os cuidados necessários.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com