InícioGeralImposto de Renda: número do CPF dos dependentes deve ser informado

Imposto de Renda: número do CPF dos dependentes deve ser informado

Com o fim do prazo para a declaração do Imposto de Renda, no fim deste mês, é importante lembrar a importância de declarar o CPF dos dependentes.

Filhos, pais, cônjuges ou outro familiar podem ser incluídos como dependentes na declaração do contribuinte, mas para isso, a Receita Federal só reconhece os cadastros regularizados. Desde 2017, qualquer pessoa nascida tem o CPF criado, no ato de emissão da certidão de nascimento.

• Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp

Segundo o vice-presidente da Arpen, Associação dos Registradores de Pessoas Naturais, Devanir Garcia, a emissão do primeiro CPF dos recém-nascidos e o cancelamento, em caso de morte, são gratuitos. É cobrada uma taxa de  R$ 7.00 para outros serviços de regularização, como emissão do cadastro para quem ainda não tem, ou outras formas de correção.

Mais de 3.500 cartórios de todo o Brasil realizam o serviços com CPF. Devanir Garcia, da Arpen, destaca que é importante estar com o CPF em dia, inclusive de dependentes de contribuintes da Receita Federal.

Para realizar serviços relacionados ao CPF, basta buscar os cartórios credenciados à Receita Federal, no site da receita. Nem todas as crianças nascidas antes de 2017 possuem o CPF, por isso é importante ir a um dos cartórios e apresentar a certidão de nascimento original da criança, documento de identificação do responsável, RG e o comprovante de endereço.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com