Blumenau voltou a registrar um aumento no número de casos positivos de Covid-19. Segundo o boletim divulgado pela Prefeitura, na sexta-feira (13) foram 457 novos casos confirmados de Covid-19, no sábado (14) foram 106 e no domingo (15) foram 76 casos positivos para a doença. Ou seja, neste momento, 909 pessoas estão em tratamento em Blumenau. Em comparação com a primeira semana de maio houve um aumento de 92,9% no número de pessoas em tratamento para a Covid-19.
Segundo o secretário de saúde, Marcelo Lanzarin, com este aumento no número de casos positivos acendeu o alerta novamente para a doença. “Nós vínhamos de uma média de 40, 50 casos por dia e nas duas últimas semanas tivemos um crescimento exponencial”, afirmou.
Desde do início da pandemia do coronavírus 118.263 pessoas foram contaminadas com o vírus.
• Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp
Veja a entrevista completa:
Apesar da elevação dos números, a ocupação dos leitos de UTI e enfermaria seguem estáveis. São 8 pacientes internados com Covid-19 e 27 pacientes internados com dengue – conforme os respectivos boletins divulgados durante a semana.
Os principais sintomas de Covid-19 estão ligados ao sistema respiratório. Podendo apresentar febre, tosse, coriza, congestão nasal, e em alguns casos, dificuldade para respirar. Falta de olfato e paladar também estão relacionados à doença.
Impactos no atendimento
A partir desta segunda-feira (16), a Prefeitura de Blumenau suspendeu temporariamente os atendimentos eletivos nas unidades Estratégia Saúde da Família (ESF) e Ambulatórios Gerais da Família (AGF). A decisão foi tomada em virtude do aumento diário de casos de dengue e Covid-19 na cidade. Atendimentos de puericultura e pré-natal estão mantidos.
Os atendimentos das unidades ESF e AGF ficam, até determinação contrária, essencialmente, destinados ao atendimento de intercorrências e casos de pacientes com casos suspeitos ou confirmados de dengue e Covid-19.
Atendimentos odontológicos seguem ocorrendo normalmente nas unidades de saúde ESF e AGF. Assim como as consultas, exames e procedimentos feitos na Policlínica Lindolf Bell, do Centro de Saúde Rosânia Machado Pereira, que não serão afetados.