As chuvas que caíram em Santa Catarina nos últimos dias provocaram estragos em 109 cidades do estado, aponta relatório divulgado pelo Grupo de Ações Coordenadas da Defesa Civil (GRAC-DCSC) na manhã desta quinta-feira (05). Conforme o levantamento, as ocorrências vão desde alagamentos e deslizamentos até queda de árvores e muros.
• Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp
Conforme a Defesa Civil, duas mortes foram registradas. As vítimas eram dois homens, que foram encontrados em um carro que estava dentro de um rio em São Joaquim – cidade onde uma pessoa permanece desaparecida. São ainda contabilizados 445 desalojados e 178 desabrigados no estado, num total de 30 mil pessoas afetadas.
Leia também: Defesa Civil atende quase 100 ocorrências relacionadas à chuva em Blumenau

Até o momento, sete cidades decretaram situação de emergência devido às chuvas: Tubarão, Orleans, Forquilhinhas, Urubici, Maracajá, Araranguá e São Joaquim. Segundo a Defesa Civil, Taió ainda deve decretar Situação de Emergência durante o dia.
O órgão destaca ainda que houve significativo aumento dos níveis dos rios nesta quinta-feira, chegando em nível de alerta para inundação nas regiões do Litoral Sul, Planalto Sul (com destaque para a Bacia do Rio Tubarão), Oeste e Meio Oeste.
A previsão da Defesa Civil aponta para o afastamento do ciclone para alto mar nesta quinta-feira. Com isso, uma massa de ar frio deve se estabelecer em todo o estado. Por conta das chuvas dos últimos dias, permanece o risco alto para deslizamentos e inundações.