InícioGeralNutrição: conheça os benefícios da glutamina, por Jaine da Silva

Nutrição: conheça os benefícios da glutamina, por Jaine da Silva

A glutamina é um suplemento que se tornou muito conhecido nos últimos tempos, principalmente pelos praticantes de atividades físicas. Na pandemia a glutamina ganhou mais visibilidade por ser responsável por melhorar a imunidade.

Ela é um aminoácido livre, naturalmente encontrada no organismo. Esse composto é responsável por desempenhar diversas funções no organismo, uma das principais é servir como fonte de energia para as células. Além disso, auxilia na saúde do intestino, na recuperação muscular e na imunidade.

Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp

Apesar de ser encontrada naturalmente no corpo, a suplementação de glutamina traz diversos benefícios. No intestino ela serve como fonte de energia para as células da mucosa intestinal, criando uma barreira que previne a entrada de doenças e microrganismo. Além disso, ela serve de substrato para os linfócitos mantendo a imunidade em dia e atuando também como antinflamatoria.

A glutamina também atua como antioxidante, prevenindo o dano oxidativo dos tecidos, impedindo o envelhecimento e adoecimento dos tecidos. Ela age principalmente na saúde do fígado também prevenindo o envelhecimento das células.

Para imunidade a glutamina pode beneficiar diversas faixas etárias, estudos indicam que para idosos é um ótimo suplemento para a manutenção da saúde, por dar uma espécie de boom nas células.

Para esportistas é indicada pelo fato de aumentar os estoques de glicogênio muscular, que é usado como fonte de energia quando nos movimentamos. Assim, a glutamina diminui a degradação do glicogênio muscular e impede que músculos sejam perdidos. Além disso, auxilia também na recuperação dos músculos, pós treino e diminui a fadiga durante o treino. É importante ressaltar que é o nutricionista quem pode indicar uma dose segura pra consumo dentro de cada realidade.

Jaine da Silva (CRN 10 9016) é nutricionista formada pela Universidade Regional de Blumenau (Furb). Atua na área de alimentação escolar no município de Petrolândia e na área clínica em Petrolândia, Ituporanga e região, de forma presencial e on-line.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com