InícioGeralNutrição: como se manter saudável com a chegada do frio, por Jaine...

Nutrição: como se manter saudável com a chegada do frio, por Jaine da Silva

O outono chegou e, com isso, também as temperaturas mais baixas e o tempo mais chuvoso. Naturalmente com essa mudança ficamos mais preguiçosos e diminuímos nosso ritmo. Assim, na maioria das vezes buscamos comidas que tragam conforto, que são aquelas quentinhas e gostosas, como um brigadeiro e chocolate quente. Tudo isso é comum nesses períodos do ano. Além disso, o nosso organismo fica mais suscetível a doenças como gripes e resfriados.

• Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias no Whatsapp

Porém, existem estratégias para driblar e manter os bons hábitos nessas épocas do ano e chegar em forma no verão. Confira algumas dicas que podem fazer a diferença:

Manter o organismo bem hidratado é uma dica que, apesar de simples, sempre funciona. Com o clima mais frio acabamos não sentindo tanta sede como no verão, porém é essencial manter o consumo de água em dia. Apostar em chás e bebidas quentes pode ser uma boa estratégia, mas fique atento que alguns chás possuem contraindicações, por isso se informe antes de comprar. Lembrando também que apesar de auxiliar na hidratação nada substitui o consumo da água pura.

Outra dica que sempre é importante é manter a atividade física. Uma boa estratégia para manter a rotina é escolher um horário que seja mais agradável e que as temperaturas não estejam tão baixas. Não deixe de treinar, vá bem agasalhado. No final do treino com certeza a sensação de dever cumprido vai compensar

Por fim tente substituir as comidas gostosas e quentinhas por versões mais saudáveis. Algumas opções saudáveis e deliciosas são mingau de aveia e cremes de legumes. Confira a receita de um delicioso creme de aipim para você fazer na sua casa:

Ingredientes

  • 1 Xícara de aipim cozido e amassado
  • 1 xícara de chuchu cozido e amassado
  • ¹/² Xícara de água
  • Cebolinha a gosto
  • Sal a gosto

Modo de preparo

Coloque todos os ingredientes no liquidificador ou processador, misturando tudo. Depois é só servir. Além disso, você pode acrescentar algum tipo de carne da sua preferência e sementes como a de abóbora.

Jaine da Silva (CRN 10 9016) é nutricionista formada pela Universidade Regional de Blumenau (Furb). Atua na área de alimentação escolar no município de Petrolândia e na área clínica em Petrolândia, Ituporanga e região, de forma presencial e on-line.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com