InícioGeralVeículos de transporte escolar devem ser vistoriados antes do começo das aulas

Veículos de transporte escolar devem ser vistoriados antes do começo das aulas

O ano letivo em toda a rede de ensino na cidade de Blumenau começa na próxima segunda-feira (7) e apenas 30 veículos de transporte escolar foram levados até a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Seterb) para realização da vistoria obrigatória. No ano passado, neste mesmo período, 90 veículos foram vistoriados.

A inspeção é válida para o primeiro semestre do ano letivo. Estarão liberados para prestar o serviço somente os veículos que estiverem autorizados pela Seterb, com o selo amarelo colado no para-brisa. O objetivo é coibir o transporte irregular na cidade e proporcionar tranquilidade aos pais na hora da contratação deste tipo de serviço. 

Quer receber as notícias do Portal Alexandre José direto em seu celular, pelo WhatsApp? Então clique aqui e entre em nosso grupo. Informação em tempo real, onde quer que você esteja!

A vistoria deverá ser agendada por meio do telefone (47) 3381-7006 ou pelo WhatsApp (47) 99936-3977. Após o agendamento, os veículos são vistoriados de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h30, na sede da secretaria, na Rua 2 de Setembro, no bairro Itoupava Norte, anexa à rodoviária de Blumenau.

Durante a vistoria, são avaliadas as condições do veículo, incluindo as luzes, cintos de segurança, pneus, extintores de incêndio, faixas laterais e traseiras amarelas, entre outros. Além disso, também são conferidos os documentos do veículo, do monitor e do motorista. Confira abaixo os documentos necessários:

Monitor

  • RG
  • Foto 3×4
  • Autorização dos pais ou responsáveis em caso de menor de 18 anos (lembrando que a  idade mínima para atuar como monitor é 16 anos)
  • Comprovante de vacinação contra Covid-19

Motorista

  • Curso de condutor
  • CNH categoria D ou E e constando a observação que Exerce Atividade Remunerada (EAR)
  • Comprovante de vacinação contra Covid-19 
  • Permissionário
  • Alvará
  • Vistoria veicular do Inmetro
  • Aferição do tacógrafo
  • Listagem das crianças transportadas
  • O condutor precisa estar credenciado na Seterb e ter a carteirinha que autoriza a prestação do serviço

Medidas sanitárias

Em relação às medidas sanitárias os protocolos e cuidados devido à pandemia deverão continuar a ser seguidos pelos profissionais do transporte escolar no ano letivo. Entre as regras estão à disponibilização de álcool em gel 70%, no embarque e interior dos veículos e uso de termômetro infravermelho para aferir a temperatura no embarque dos alunos.

No interior do veículo, deve ser afixado cartaz com as orientações aos passageiros sobre os cuidados contra o coronavírus. O uso de máscaras é obrigatório para todos os ocupantes, monitores e motoristas. Qualquer observação de irregularidade deve ser informada a Seterb por meio da ouvidoria da cidade no telefone 156, opção 3, pelo telefone 3381-7022 ou e-mail ouvidoria@seterb.sc.gov.br.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com