Na manhã desta quinta-feira (10), a Prefeitura de Blumenau abriu os envelopes das empresas interessadas em dar sequência às obras do futuro Terminal Oeste, que fica no bairro Água Verde. A construção está parada desde julho de 2020.
Duas empreiteiras apresentaram propostas: a Progresso Ambiental, de Gaspar, que trabalha na revitalização da Rua Gustavo Zimmermann; e a Obramaster Construtora e Incorporadora de Blumenau, que está fazendo a obra da Prainha, no Centro da cidade.

A reportagem procurou a Prefeitura de Blumenau, que disse a Secretaria de Obras fará uma avaliação técnica das empresas interessadas. Se tudo ocorrer dentro da normalidade, a abertura dos envelopes com os preços ofertados pelas empreiteiras acontecerá nas próximas semanas.
Obra parada
A obra, que vai ajudar na mobilidade urbana da cidade, deveria ter sido entregue em outubro de 2018, prazo que não foi cumprido. Novas datas foram marcadas para entregar o terminal: passou para 2019, depois ficou para 2020. Já estamos em fevereiro de 2022, mas as obras estão paradas desde julho de 2020 – ou seja, há um ano e meio.
Até o momento, segundo a Secretaria de Obras, foram executados 42% dos trabalhos e investidos cerca de R$ 17 milhões no Terminal Oeste. Para que a obra seja finalizada, ainda falta acabar a pavimentação interna, concluir a cobertura, fazer a instalação elétrica, colocar a cerâmica e o mobiliário e fazer os acabamentos necessários. A previsão é de que a obra seja entregue até o início de 2023.
Os recursos virão agora através do Banco do Brasil, que vai absorver o investimento de aproximadamente R$ 12 milhões. Depois de pronto, o terminal vai atender cerca de cinco mil pessoas diariamente.