InícioNutriçãoNutrição: tomar colágeno realmente oferece benefícios? Por Jaine da Silva

Nutrição: tomar colágeno realmente oferece benefícios? Por Jaine da Silva

O colágeno é um suplemento que cada dia tem se tornado mais popular, principalmente quando relacionado à nutrição e estética por melhorar a principalmente a pele. Mas será que realmente é tudo isso que dizem?

O colágeno é uma proteína que é naturalmente produzida pelo nosso organismo. Com a idade, conforme o envelhecimento, essa produção fica mais baixa. Por conta disso, o colágeno é muito relacionado à juventude, porque fortalece e promove a elasticidade da pele. Um dos benefícios prometidos pelo colágeno é manter a pele jovem e sem rugas por mais tempo.

Além de auxiliar na melhora da pele, essa proteína também melhora a massa muscular trazendo mais vitalidade para os músculos, atua nos ossos e articulações. O nosso organismo produz diversos tipos de colágenos endógenos, assim como também existem várias formas de suplementação. A mais conhecida é a hidrolisada, em que a proteína já vem quebrada, sendo mais fácil de ser absorvida pelo corpo. Existe também a suplementação a base de precursores para a produção de colágeno e também os peptídeos de colágeno.

O colágeno hidrolisado é o mais comercializado pelo fato de ter uma melhor garantia de ser absorvido e exercer sua função. É uma boa suplementação, mas precisamos estar atentos a composição desses produtos e também se existe a necessidade de suplementação, o que pode ser indicado por um nutricionista.

Alguns anos atrás, era muito divulgado que o colágeno não trazia nenhum benefício, porém a diferença é que o que era muito comercializado era a proteína sem ser quebrada, por isso não era absorvido pelo organismo. Com o avanço das tecnologias, por meio da quebra das moléculas, o corpo consegue absorver essas proteínas e assim trazer os benefícios esperados.

Jaine da Silva (CRN 10 9016) é nutricionista formada pela Universidade Regional de Blumenau (Furb). Atua na área de alimentação escolar no município de Petrolândia e na área clínica em Petrolândia, Ituporanga e região, de forma presencial e on-line.

Quer receber as notícias do Portal Alexandre José direto em seu celular, pelo WhatsApp? Então clique aqui e entre em nosso grupo. Informação em tempo real, onde quer que você esteja!

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com