InícioSaúdeCovid-19: procura por testes nos ESFs aumenta 50% após descentralização dos atendimentos

Covid-19: procura por testes nos ESFs aumenta 50% após descentralização dos atendimentos

A ampliação dos locais de testagem contra a Covid-19 em Blumenau, anunciada pela prefeitura na última semana, já traz resultados. Conforme levantamento a Secretaria de Saúde, as unidades Estratégia Saúde da Família (ESF) da cidade fizeram 3,8 mil testes antígenos entre os dias 24 e 27 de janeiro – número 50% maior que o registrado entre os dias 17 e 20 do mesmo mês, quando 2,5 mil testes foram coletados.

O mesmo levantamento apontou uma queda de 11% no movimento dos ambulatórios gerais (AGs) de Blumenau, que baixaram de 5,4 mil para 4,8 mil o número de testes realizados. Conforme a medida anunciada pela Prefeitura na última semana, os moradores da cidade agora contam com 63 locais – entre unidades Estratégia Saúde da Família (ESF) e Ambulatórios Gerais (AGs) – para atendimento de casos suspeitos de Covid-19 e realização de teste rápido.

Quer receber as notícias do Portal Alexandre José direto em seu celular, pelo WhatsApp? Então clique aqui e entre em nosso grupo. Informação em tempo real, onde quer que você esteja!

Conforme a Secretária de Saúde, a distribuição de senhas e acolhimento dos usuários nas unidades ESF e AGs são feitos até uma hora antes do encerramento das atividades, para que os profissionais possam organizar o fluxo e garantir atendimento a todos em tempo hábil. Nas unidades ESF, o atendimento acontece com intervalo no horário de almoço.

Suspensão da territorialidade dos ESFs

Outra medida anunciada pelo município no dia 19 de janeiro foi a suspensão temporária da territorialidade das unidades Estratégia Saúde da Família (ESF), exclusivamente em casos de síndromes gripais. A medida permite que moradores com suspeita de Covid-19 possam receber atendimento em qualquer ESF, independente do local em que residem. O documento tem validade de 30 dias. Situações que não sejam relacionadas à Covid-19, seguem sendo atendidas na unidade em que o usuário esteja referenciado.

Testagem Covid-19 em empresas

Recentemente, o prefeito Mário Hildebrandt também assinou o Decreto Municipal nº 13.623, que junto com a Portaria nº 845, estabelece requisitos e condições para que empresas apliquem instaladas na cidade possam fazer testes de Covid-19 em seus colaboradores. As multinacionais Teka, Hemmer, Karsten e Haco já estão aplicando testes em funcionários sintomáticos. Até esta segunda-feira (31), foram feitos 86 testes, resultando em 43 com diagnóstico positivo – taxa de positividade de 50%.

As quatro indústrias somam mais de 5,3 mil funcionários, que podem fazer testes contra Covid-19 e receber orientação médica em suas dependências, sem a necessidade do deslocamento para unidades de saúde da rede pública ou privada. Outras três empresas do segmento têxtil seguem preparando a documentação necessária para aderir a iniciativa.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com