InícioGeralNovo período de matrículas em escolas estaduais começa na próxima semana

Novo período de matrículas em escolas estaduais começa na próxima semana

Começa na próxima quarta-feira um período extra de matrículas para os alunos da rede estadual de ensino. Nesta data, pais e responsáveis podem solicitar vaga para novos estudantes ou para aqueles que pretendem mudar de escola no ano letivo de 2022. As inscrições iniciam às 8h e seguem abertas até às 23h59 do dia 28 de janeiro através da plataforma online.

Neste período todas as escolas contarão com um posto de atendimento com computador disponível para auxiliar no cadastro dos estudantes durante seu o horário de atendimento. O processo de matrícula é dividido em duas partes, sendo a primeira realizado virtualmente. O responsável deve cadastrar os dados do aluno e escolher uma das instituições de ensino que ainda possua vaga disponível, recebendo um protocolo para anotar ao fim do processo.

Quer receber as notícias do Portal Alexandre José direto em seu celular, pelo WhatsApp? Então clique aqui e entre em nosso grupo. Informação em tempo real, onde quer que você esteja!

O zoneamento deve ser considerado para efetivação da matrícula, comprovando que o estudante mora em até três quilômetros de distância da escola. Se não houver mais vagas nesse perímetro, os pais devem fazer a matrícula dos alunos na próxima escola mais próxima de sua casa.

A segunda etapa do processo é a efetivação da matrícula, feita presencialmente na escola, quando devem ser levados todos os documentos do estudante e o número do protocolo de pré-matrícula para garantir a vaga (não é necessário imprimir, basta anotar e levar na escola). A entrega da documentação deve ser realizada na instituição para qual se solicitou vaga.

A apresentação dos documentos deve ser feita até o dia 31 de janeiro, com os seguintes documentos originais e em cópia:

  • Certidão de nascimento e/ou carteira de identidade;
  • Histórico Escolar (no prazo de 30 dias após a efetivação da matrícula);
  • Atestado de Frequência com indicação do ano/etapa que o (a) estudante está frequentando em 2021;
  • Comprovante de residência, atualizado (até três meses anteriores à matrícula);
  • 1 foto 3×4;
  • Comprovante de renda bruta familiar (para os estudantes do Ensino Médio);
  • Carteira de Vacinação ou Declaração de Regularidade de Vacinas emitido pela Unidade Básica de Saúde.

Como se inscrever no site gov.br

Antes de acessar a plataforma Matrícula On-line é preciso criar um cadastro único no gov.br. Ao acessar o site gov.br, é necessário clicar no botão Entrar (canto superior direito) e em Cadastrar. Depois, o familiar deve preencher dados pessoais, marcar a opção “não sou um robô” e aceitar os Termos de Usuário e Política de Privacidade.

Após essa etapa, o sistema faz algumas perguntas para confirmar os dados do usuário e, na página seguinte, oferece duas opções para envio do código da conta: e-mail ou SMS. O código recebido deve ser informado e depois o usuário deve clicar em Validar o Cadastro. Ao final, o estudante precisa ainda criar uma senha antes de o cadastro ser concluído.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com